metropoles.com

Ex-presidente da OAB diz apoiar Bolsonaro e chama Lula de “psicopata”

Reginaldo Castro, que esteve a frente do Conselho Federal nos anos 1990, falou de guerra civil para recuperar democracia, caso PT ganhe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
ex-presidente oab reginaldo castro bolsonaro
1 de 1 ex-presidente oab reginaldo castro bolsonaro - Foto: Reprodução

O ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Reginaldo Castro, usou sua conta no Facebook para declarar apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PL) nesta semana. Ele disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma “personalidade psicopata”.

Castro, que completou 80 anos na semana passada, esteve à frente da OAB entre 1998 e 2001, quando o presidente da República era Fernando Henrique Cardoso (FHC).

A posição de Reginaldo de Castro diverge de outros presidentes da OAB que manifestaram apoio ao candidato Lula, como César Britto e Felipe Santa Cruz.

Na quarta-feira (20/10), ele escreveu que escolheu seu candidato “diante do risco de ter que suportar o PT deformando o povo e o Estado brasileiro por tempo indeterminado”.

O ex-presidente da OAB sugeriu que José Dirceu estaria por trás de Lula e criticou a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estariam sendo “absolutamente parciais”, na visão do jurista aposentado.

Cenário de guerra

Em uma nova publicação na quinta-feira (21/10), Reginaldo Castro detalhou mais alguns pontos sobre o motivo de votar em Bolsonaro. Ele defendeu que o atual presidente não ameaçou a democracia e teria apenas “pouco zelo com as palavras”.

“O cenário é de guerra e, nesses termos, não esperem gestos cavalheirescos de nenhuma das partes”, escreveu.

Psicopatia

O ex-presidente da OAB disse ainda acreditar que não dá para saber se Lula vai ficar apenas quatro anos e sugeriu que poderia ocorrer um golpe, transformando o país em uma ditadura de esquerda.

“Além desse projeto suicida de poder, que demolirá a economia e provocará em algum momento, tal como ocorreu na Venezuela e na Nicarágua – países modelos do PT –, uma convulsão social, há ainda a personalidade psicopata de Lula”, escreveu.

Apesar de oficializar o apoio agora, Reginaldo Castro já demonstrou simpatia por Bolsonaro anteriormente. Em setembro, ele escreveu que após a eleição de Lula, “elegerão quem for escolhido pelo sistema, até que uma guerra civil permita recuperarmos a democracia”.

Além disso, ele segue páginas bolsonaristas com o nome “Brasil acima de Tudo” e o influencer bolsonarista Professor Paschoal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?