metropoles.com

Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli será indicado ao Nobel da Paz

Promotor do avanço do agronegócio no Brasil, o agrônomo formulou políticas que ajudaram o país a deixar de importar comida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Alysson Paolinelli
1 de 1 Alysson Paolinelli - Foto: Divulgação

Aos 84 anos, o agrônomo brasileiro Alysson Paolinelli está sendo indicado por entidades do Brasil e do exterior como candidato ao Prêmio Nobel da Paz de 2021 por suas contribuições para a segurança alimentar brasileira, com políticas de expansão da produção agrícola, sobretudo no Cerrado, que levaram o país a deixar de importar para se tornar um grande exportador de comida.

Essas contribuições se deram nos anos 1970, quando Paolinelli ocupou os cargos de secretário de Agricultura de Minas Gerais e de ministro da Agricultura, durante o governo de Ernesto Geisel (1974-1979).

Com carreira iniciada na universidade, o gestor-professor sempre trabalhou pela inovação tecnológica do campo e pelo aumento da produtividade como solução para um país com as dimensões do Brasil se tornar um celeiro para o mundo.

Para garantir que o Estado pudesse atuar a fim de que o Brasil deixasse de depender de outros países para alimentar sua população, Paolinelli ajudou a criar e a fazer funcionar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um dos motores dessa modernização no campo, que possibilitou ao agronegócio se tornar um dos vetores econômicos do país.

A candidatura do brasileiro reflete uma preocupação dos organizadores do prêmio com a segurança alimentar em escala global. Em 2020, o prêmio Nobel da Paz foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) de combate à fome em todo o mundo.

Entre os argumentos das entidades que indicam o nome do brasileiro, está o fato de Paolinelli ter recebido, em 2006, outro prêmio internacional: o World Food Prize, criado por Norman Bourlang, Prêmio Nobel da Paz de 1970.

Ainda atuante, Paolinelli preside a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e é embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

Para apoiar e divulgar essa candidatura ao Nobel da Paz, admiradores do ex-ministro estão promovendo um abaixo-assinado virtual.

Confira a petição on-line neste link.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?