Ex-governadora do CE, Izolda Cela segue Cid Gomes e se filiará ao PSB
Ex-governadora Izolda Cela se desfiliou do PDT após racha interno no partido e migração de aliados de Cid Gomes para uma nova sigla
atualizado
Compartilhar notícia
A direção do PSB do Ceará anunciou nesta quarta-feira (1º/2) que a ex-governadora do estado Izolda Cela se filiará à sigla junto com Cid Gomes no próximo domingo (4/2). Atualmente, ela integra o governo Lula (PT) enquanto secretária-executiva do Ministério da Educação, comandado pelo ministro da Educação, o também cearense Camilo Santana.
Em julho de 2022, durante gestão como governadora, Cela já tinha se desfiliado do PDT. Vinculada à sigla desde 2018, ela tomou partido do senador Cid Gomes na briga pela disputa interna do partido com o ex-ministro Ciro Gomes, irmão de Cid.
Nesse contexto, os ciristas venceram e indicaram Roberto Cládio para concorrer nas eleições para governador do estado, onde acabou terminando em terceiro lugar.
Ao longo de 2023, os ânimos entre os irmãos se acirraram, o que resultou em um racha interno da sigla, levando uma migração em massa dos cidistas ao PSB. Izolda Cela resurge nesse contexto para seguir Cid na filiação.
“É uma grande honra para todos que fazem o PSB receber a filiação em nosso partido de um quadro político com a competência de Izolda Cela, uma educadora que fez história na vida pública como secretária de Educação na Prefeitura de Sobral e, a seguir, no governo do Ceará, com resultados que colocam nosso estado como referência para todo o país”, anunciou o partido em comunicado.
O partido também informou que Izolda foi essencial para a vitória de Elmano de Freitas (PT) para governador. Após deixar o PDT, a ex-governadora apoiou o petista, uma atitide que foi criticada pela ala cirista da sigla, na época.