metropoles.com

Saiba quem era Francisco Dornelles, ex-governador do Rio morto aos 88 anos

Francisco Dornelles era primo de 2ª grau do ex-presidente Getulio Vargas. O político morreu nesta quarta-feira (23/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Imagem colorida do ex-governador do Rio de Janeiro Francisco Dornelles - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ex-governador do Rio de Janeiro Francisco Dornelles - Metrópoles - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente de honra do Progressistas e ex-governador do Rio de Janeiro Francisco Dornelles, morto aos 88 anos, nesta quarta-feira (23/8), era dono de uma linhagem política extensa.

Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Dornelles nasceu em 1935. Ele era primo de segundo grau do ex-presidente Getulio Vargas, além de sobrinho dos ex-presidentes Tancredo Neves e Humberto Castelo Branco, este último na ditadura militar.

Dornelles se formou em direito e finanças públicas e atuou como secretário da Receita Federal durante a ditadura. A gestão dele estabeleceu, em 1979, o símbolo do leão como a representação do Imposto de Renda e do Fisco, usados até hoje.

Na política, Dornelles foi deputado federal e senador. Ele também assumiu brevemente a pasta da Fazenda, por designação do tio Tancredo Neves. Mais tarde, seria ministro da Indústria, Comércio e Turismo durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Já no segundo mandato de FHC, ficou à frente do Ministério do Trabalho e do Emprego.

Um “grande homem político”

Cláudio Castro (PL-RJ), governador do Rio de Janeiro, decretou três dias de luto em homenagem a Francisco Dornelles: “O Brasil perdeu um de seus mais responsáveis, expressivos e dignos representantes do povo brasileiro”. Castro disse que o ex-governador deixa um “precioso legado marcado pela capacidade de diálogo e luta pela democracia”.

“Com uma trajetória impecável, [Dornelles] foi exemplo para a classe política com seus conselhos, troca de experiências e conduta inspiradora, tal como um pai para as gerações mais jovens”, escreveu nas redes sociais.

O PP lamentou a morte de Dornelles e prestou condolências à família do presidente de honra. O “grande homem político, defensor da democracia e do diálogo” deixou um legado de “ética, responsabilidade, humildade e dedicação ao Brasil”.

“Francisco Dornelles, que tanto nos ensinou com suas ações registradas em uma honrada e ilibada biografia, por seus incansáveis serviços ao país e ao Rio de Janeiro, passa hoje da vida à imortalidade. Deus o acompanhe, eterno presidente!”, diz trecho de nota.

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, disse que o PP perdeu “um exemplo de homem que fazia a política maior”. “Meus sentimentos aos familiares e amigos”, concluiu.

2 imagens
"Um exemplo de homem que fazia a política maior", escreveu Lira
1 de 2

"Deus o acompanhe, eterno presidente!", diz trecho de nota

Reprodução/Redes sociais
2 de 2

"Um exemplo de homem que fazia a política maior", escreveu Lira

Reprodução/Redes sociais

O líder do PP na Câmara, André Fufuca, disse que Dornelles foi “um exemplo de homem público”. Fufuca ressaltou que a perda do presidente de honra “deixa um vazio não só no coração de cada Progressista espalhado pelo país, como também em toda política nacional”.

Por meio das redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lamentou a morte de Dornelles. O prefeito prestou homenagens a trajetória política do ex-governador do Rio: “Dornelles vivenciou todos os momentos importantes desse país durante os últimos 60 anos”.

“Tive a honra de receber seu apoio em várias eleições e, muito especialmente, ter tido a sorte de ouvir seus conselhos e ‘causos’. Nos últimos 20 anos não fiz um movimento sequer em minha trajetória política sem ouvi-lo antes”, declarou no Twitter Eduardo Paes.

2 imagens
Paes afirmou que, nos últimos 20 anos, não tomou uma decisão sem ouvir Dornelles antes
1 de 2

"Tive a honra de receber seu apoio e a sorte de ouvir seus conselhos e 'causos'", escreveu Eduardo Paes

Reprodução/Redes sociais
2 de 2

Paes afirmou que, nos últimos 20 anos, não tomou uma decisão sem ouvir Dornelles antes

Reprodução/Redes sociais

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?