Ex-governador de SP Márcio França é alvo de operação da polícia
Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao político na capital de SP, Baixada Santista e interior do estado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) é alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Civil de São Paulo. Na manhã desta quarta-feira (5/1), agentes cumprem mandados em endereços ligados ao político no estado de São Paulo.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São (SSP) afirmou ao Metrópoles que a operação Raio X apura crimes de formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro.
Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão na capital de São Paulo, baixada santista, Araçatuba, Bauru, Campinas e Presidente Prudente.
Polícia Civil, Ministério Público de SP e Corregedoria Geral da Administração estão empenhados na investigação.
Carreira política
Márcio França (PSB) foi eleito como vice-governador de Geraldo Alckmin, em 2014. Após renúncia de Alckmin em 2018, França assumiu como governador do Estado de São Paulo e seguiu no cargo até 2019.
Em 2020, o político foi candidato à prefeitura de São Paulo pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Com 13,64% dos votos, Márcio não venceu as eleições.
Durante o governo de Geraldo Alckmin no Estado de São Paulo, o político esteve à frente da secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.
Reduto eleitoral
França tem 58 anos e nasceu em São Vicente, no litoral de São Paulo. O advogado se candidatou pela primeira vez a um cargo público em 1988 e foi eleito como vereado de São Vicente e reeleito em 1992.
Nas eleições de 1996 e 2000, foi escolhido pela população como prefeito de São Vicente, cidade da Baixada Santista. Márcio venceu as eleições para deputado federal em 1994, 2006 e 2010.