Ex-governador de Goiás, Ary Valadão morre aos 102 anos
Ele havia sido diagnosticado com pneumonia e enfrentava a doença em casa, onde faleceu nesta segunda-feira (9/8), em Goiânia
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Ex-governador de Goiás, Ary Valadão faleceu na manhã desta segunda-feira (9/8), em Goiânia, aos 102 anos de idade. Segundo a família, a morte foi em decorrência de uma pneumonia que ele vinha enfrentando nas últimas semanas.
Ary atuou como governador de Goiás, entre 1979 e 1983. Ele possui ficha extensa na vida pública: foi deputado federal por cinco mandatos, sendo dois por Tocantins e três por Goiás, e foi, ainda, deputado estadual e exerceu o cargo de secretário do Interior e Justiça de Goiás.
O ex-governador estava em casa quando faleceu. Assim que recebeu o diagnóstico da pneumonia, a equipe médica receitou medicamentos e orientou que ele não fosse hospitalizado. Ary havia sido internado semanas antes por causa de uma queda que sofreu em casa, mas não chegou a ter fraturas.
Ele era natural de Anicuns, cidade que fica a 84 quilômetros de Goiânia e da qual ele chegou a ser prefeito no final dos anos 1940. Ary foi filiado ao partido União Democrática Nacional (UDN), era formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e exercia, ainda, as funções de empresário e agricultor.
Ary teve cinco filhos. Um deles, Maurício Valadão, morreu em um acidente de carro em 2019, na BR-070, em Jussara, no oeste de Goiás.
O vice governador de Goiás, Lincoln Tejota (Cidadania), lamentou nas redes sociais a morte do ex-governador.
Ver essa foto no Instagram