Ex-governador de GO, Iris Rezende tem piora no quadro de saúde
Chegou a circular boato neste sábado sobre morte do político. No entanto, fato foi negado pela assessoria e pela família. Quadro é grave
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Internado há três meses, o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), de 87 anos, teve uma piora no quadro de saúde neste sábado (6/11). Os médicos do hospital em São Paulo onde ele se encontra tiveram que intubá-lo para tratar um quadro severo de pneumonia.
No início da noite chegaram a circular boatos de que o político tinha morrido. Algumas pessoas, inclusive, chegaram a divulgar a informação. No entanto, a família e a assessoria negaram.
Fontes próximas à família informaram ao Metrópoles que o estado de saúde é bem grave.
Um dos políticos mais conhecidos de Goiás, Iris Rezende é de Cristianópolis, que fica a 92 km da capital goiana. Trata-se da mesma cidade de Marília Mendonça, cantora goiana que morreu aos 26 anos em acidente aéreo em Caratinga (MG) na sexta-feira (5/11). A artista foi sepultada neste sábado.
Veja fotos do político:
O último boletim divulgado pelo Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na tarde deste sábado, informa que o político encontra-se internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI). “Hoje, devido a um quadro de pneumonia, foi realizada a intubação”.
A nota da unidade de saúde explica ainda que o “paciente está estável, sem complicações cardiovasculares ou neurológicas”, conclui. O boletim é assinado pelos médicos Ludhmilla Hajjar, Paulo Hoff, Antonio Antonietto e Pedro Loretti.
Internação
Iris Rezende foi internado às pressas no início da manhã do último dia 6 de agosto, na capital goiana. Ele sentiu fortes dores de cabeça em casa e foi levado ao Instituto Neurológico de Goiânia por familiares. No mesmo dia passou por uma cirurgia para controlar um acidente vascular hemorrágico cerebral.
À época, a equipe médica avaliou como positiva a intervenção cirúrgica. Iris precisou ser intubado, melhorou e foi extubado. Saiu da unidade de terapia intensiva e chegou a ir para o quarto, já no dia 12 de agosto.
O quadro continuou evoluindo positivamente. No entanto, no dia 21 de agosto, Iris teve uma convulsão e voltou para a UTI. Teve nova melhora e retornou para o quarto. Dez dias depois, teve que voltar para a UTI.
Na mesma tarde do dia 31 de agosto, Iris Rezende foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, na capital paulista, onde permanece desde então. De lá para cá, teve melhoras e pioras no quadro.
Carreira
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, atuou na vida pública.
De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.
Foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, em 2020, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.