metropoles.com

Ex-deputado Roberto Jefferson recupera registro da OAB

O ex-parlamentar Roberto Jefferson segue preso no Complexo de Gericinó, conhecido como Bangu, na zona Oeste do Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Roberto Jefferson, ex-deputado e bolsonarista, segura dois revólveres apontados para cima com a bandeira do Brasil atrás enquanto faz discurso - Metrópoles
1 de 1 Roberto Jefferson, ex-deputado e bolsonarista, segura dois revólveres apontados para cima com a bandeira do Brasil atrás enquanto faz discurso - Metrópoles - Foto: Reprodução

O ex-deputado federal e presidente de honra do PTB, Roberto Jefferson, recuperou o registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O documento havia sido suspenso por 90 dias, após o ex-parlamentar criticar a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e atirar contra agentes da Polícia Federal.

Roberto Jefferson estava com o registro da OAB suspenso desde 23 de novembro de 2022, após decisão colegiada de 66 votos a favor e 15 contra. Entretanto, o processo ético-disciplinar contra o ex-parlamentar prossegue, até a decisão final e definitiva.

9 imagens
Policial federal Vinícius Secundo conversa com Roberto Jefferson observado por Padre Kelmon
Roberto Jefferson com um fuzil
Ex-deputado Roberto Jefferson
Fotos mostram carro da Polícia Federal perfurado
Já no capô do carro, é possível ver 13 marcas de tiro
1 de 9

Roberto Jefferson precisou de atendimento médico no presídio

Reprodução/O Globo/Seap RJ
2 de 9

Policial federal Vinícius Secundo conversa com Roberto Jefferson observado por Padre Kelmon

Reprodução
3 de 9

Roberto Jefferson com um fuzil

Reprodução
4 de 9

Ex-deputado Roberto Jefferson

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
5 de 9

Fotos mostram carro da Polícia Federal perfurado

Divulgação
6 de 9

Já no capô do carro, é possível ver 13 marcas de tiro

Divulgação
7 de 9

Cartucho ficou preso no para-brisa da viatura

Divulgação
8 de 9

As balas atravessaram o veículo

Divulgação
9 de 9

Nesta imagem, é possível contar 10 marcas de tiro

Divulgação

Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-deputado federal teceu críticas à ministra Cármen Lúcia após a magistrada votar pela punição da Jovem Pan por declarações ofensivas e distorcidas sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em outubro do ano passado.

“Fui rever o voto da Bruxa de Blair, da Cármen Lúcifer, na censura prévia à Jovem Pan, olhei de novo, e não dá para acreditar”, declarou Jefferson.

Após a publicação, a OAB Nacional encaminhou um ofício à seccional do Rio de Janeiro em que solicitou a instauração de processo ético-disciplinar contra o advogado e ex-deputado federal por ofensas à ministra do STF.

Em resposta, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão do ex-deputado. Quando os policiais federais chegaram à residência de Roberto Jefferson foram recebidos com tiros. Com um fuzil e três granadas, Jefferson tentou resistir à prisão, mas se entregou após 8h.

O ex-deputado segue preso no Complexo de Gericinó, conhecido como Bangu, na zona Oeste do Rio de Janeiro. No local, estão detidos também o ex-parlamentar Daniel Silveira e o ex-vereador Gabriel Monteiro.

OAB do RJ diz que recuperação não é definitiva

A Seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) comentou a recuperação da carteira de advogado do Roberto Jefferson. O órgão de classe explica que, como determina o Estatuto da Advocacia, o prazo de suspensão preventiva do registro é de 90 dias, enquanto corre o processo ético-disciplinar.

“Esse prazo se encerrou no último dia 19 de fevereiro, por isso Roberto Jefferson recuperou o registro de advogado. O processo ético-disciplinar segue em tramitação até a decisão final e definitiva”, explica a OAB-RJ.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?