metropoles.com

Ex-decano da Lava Jato: “Moro deve sair. Bolsonaro não é correto”

O procurador aposentado Carlos Fernando Lima afirma que Bolsonaro deixou ministro sem apoio no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

“Moro deve sair. Bolsonaro não é correto, não tem palavra.” O ex-decano da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, Carlos Fernando dos Santos Lima saiu em defesa do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e atacou o presidente, Jair Bolsonaro, em post publicado em seu perfil de rede social na internet, nesta quinta-feira (23/04), logo após notícia sobre a possível interferência na troca no comando da Polícia Federal.

O ministro e ex-juiz da Lava Jato, em Curitiba avisou a que deixará o governo caso o presidente imponha um novo nome para comandar a PF, atualmente ocupada por Maurício Valeixo. O Estado apurou que o ministro não aceita que essa troca venha de “cima para baixo”, e defende o direito de fazer a escolha.

A saída de Valeixo do cargo de diretor-geral da corporação já estava sendo tratada por Moro, que tentava encontrar um nome de sua confiança para o cargo. Bolsonaro, no entanto, avisou que nomearia um substituto. É a segunda vez que o presidente ameaça trocar a cúpula do órgão.

Carlos Lima, que foi procurador da Lava Jato e conhece Moro de longa data – ele foi também da equipe do Caso Banestado, julgado por Moro -, afirmou que Bolsonaro nunca foi “real apoiador do combate à corrupção”.

“Moro deve sair. Bolsonaro não é correto, não tem palavra, deixou o ministro sem qualquer apoio no Congresso tanto nas medidas contra a corrupção quanto durante o episódio criminoso da Intercept, e nunca foi um real apoiador do combate à corrupção”, escreveu Carlos Lima.

Desde o ano passado, Carlos Lima acusa as tentativas de Bolsonaro de tentar “subordinar” a PF e o Ministério Público Federal para salvar “os seus”. Aposentado desde 2019, ele virou consultor de compliance e especialista em combate à corrupção – atuou quase 30 anos como procurador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?