Evento sertanejo lota em Caldas Novas um dia após aumento de restrições
Duplas sertanejas, DJs e público de 1 mil pessoas se reuniram em festa nesse sábado (31/7), mesmo após prefeitura anunciar novas regras
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O espaço Arena Music Club, em Caldas Novas, ficou lotado na noite desse sábado (31/7), com a realização do evento sertanejo Sunset, que teve participação das duplas João Neto e Frederico e Guilherme e Benuto. Cerca de 1 mil pessoas estiveram no local, o que chamou a atenção pela aglomeração gerada e pela falta de uso de máscara.
A organização realizou o evento como um experimento e disse que todos os presentes foram testados antes de terem os ingressos validados e a entrada autorizada. A realização da festa, no entanto, veio um dia após o prefeito da cidade, Kleber Marra (Republicanos), anunciar novas medidas restritivas, em razão do aumento de casos da Covid-19.
Na sexta-feira (30/7), ele assinou novo decreto adiando o retorno das aulas presenciais no município para 16/8 e acirrou a fiscalização e aplicação de multas a estabelecimentos comerciais, hotéis, restaurantes e similares. Além disso, pessoas sem máscara em locais públicos ou coletivos poderão ser multadas.
Vídeos do evento sertanejo realizado nesse sábado, no entanto, mostram grande quantidade de pessoas no local, bebendo, dançando e sem uso de máscara.
Veja:
No dia 31 de maio, a equipe responsável pela organização da festa enviou um ofício à prefeitura de Caldas Novas solicitando a autorização do evento. O documento, ao qual o Metrópoles teve acesso, pede pela liberação da festa, que funcionaria como um teste para a retomada gradativa dos eventos na cidade.
Na descrição, os organizadores alegaram que todo o público seria testado antes de ter a entrada liberada, o que ocorreu no decorrer da tarde desse sábado, horas antes do início dos shows. A reportagem apurou que cerca de cinco pessoas testaram positivo e não tiveram os ingressos emitidos.
Ainda no ofício, uma das observações feitas pela organização da festa foi: “distanciamento social dentro do evento será voluntário, cada participante poderá ou não mantê-lo”.
Ver essa foto no Instagram
Prefeitura autorizou
Em nota, a prefeitura de Caldas Novas informou que o evento foi autorizado e os alvarás foram liberados, com a condição de que os protocolos fossem respeitados. Uma equipe de fiscalização esteve no local durante a realização da festa. A produtora de eventos ficou de enviar um relatório final para a Vigilância Sanitária.
“O Departamento de Vigilância Sanitária salienta que as pessoas que testaram positivo foram impedidas de entrar e encaminhadas para as unidades de saúde. Lembramos que este foi um evento teste, que servirá de parâmetro para futuras festas, no fim de ano”, diz o texto da nota.
Surto de Covid
Caldas Novas viveu surto de Covid-19 em fevereiro e março deste ano. Na prefeitura, vários secretários, vereadores, inclusive o prefeito, a primeira-dama e a filha dele, testaram positivo para a doença. Órgãos públicos chegaram a ser fechados à época.
Até esse sábado, 10.026 pessoas que moram em Caldas Novas tiveram a doença, desde o início da pandemia. Só na sexta-feira, 45 novos casos foram registrados e uma morte confirmada. Ao todo, 232 moradores da cidade morreram, até então, em decorrência da Covid-19.