Evento raro derruba temperaturas no Brasil a partir desta 4ª. Entenda
Aumento de calor na Antártida deslocará massa de ar frio até o território nacional e fazer as temperaturas caírem nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
A noite desta quarta-feira (7/8) marca o início do avanço de uma nova frente fria sobre o território brasileiro. O fenômeno vai ingressar no Brasil pela região Sul e deve provocar queda nas temperaturas e áreas de instabilidade em várias regiões do país, conforme previsão do Climatempo. A origem da virada no tempo está em um aumento do calor na Antártida.
Com o clima mais quente no continente antártico, uma massa de ar frio de origem polar irá se deslocar até o Brasil. Com isto, as temperaturas serão afetadas e o frio pode predominar em algumas regiões até o fim de semana.
Há possibilidade de neve em áreas de maior altitude no Sul, como no Nordeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Isto é mais provável entre a sexta-feira (9/8) e o sábado (10/8).
Antes, a previsão é que a semana comece com o tempo seco e quente, sobretudo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, a virada começa a partir da quarta. A expectativa dos meteorologistas é que a frente fria avance rapidamente, e assim, na quinta-feira, temperaturas mais baixas devem ser registradas e as chuvas podem aumentar em algumas regiões.
Na quinta-feira, a frente fria vai se projetar mais para o Norte. A consequência disto é a possibilidade de ocorrência de chuvas em Santa Catarina, Paraná e parte do Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Para a região Sudeste, o tempo seco vai predominar na maior parte da semana. No entanto, mais ao fim da semana, pode haver chuva, sobretudo no sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Tempo seco no Centro-Oeste
No Centro-Oeste, o tempo seco vai predominar e, nem mesmo a frente fria deve quebrar o bloqueio atmosférico nos estados de Goiás e Mato Grosso. Já o Mato Grosso do Sul pode ter chuva em algumas regiões do estado.
Ainda que em pouco volume, o Nordeste deve registrar chuvas. Elas são mais esperadas nas faixa litorânea, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte.
Já no Norte do país, onde há um período de estiagem em curso, as chuvas mais significativas estão previstas para o Norte e Oeste do Amazonas, Roraima e Acre. As outras áreas podem ter precipitações modestas.