Evento cultural em Pirenópolis recebe escritores de todo o país
A Flipiri acontece entre esta terça-feira (6/12) e sábado (9/12), com atividades abertas ao público
atualizado
Compartilhar notícia
Com o tema ‘Os vários Brasis – As Belas Faces de um Povo’, a edição de 2023 da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri), em Goiás, tem como objetivo incentivar o prazer da leitura, a descoberta de novos mundos e a aventura do conhecimento. Com expectativa de receber cerca de 5 mil pessoas, o evento reúne palestras, sessões de autógrafos e lançamentos de livros, oficinas e encontro com ilustradores. Este ano as atividades ainda priorizam a educação infantil e os anos iniciais, envolvendo 3 mil alunos e 200 educadores.
“A Flipiri se consolida como um tradicional destino literário do país, sediada em Goiás, estado que contribuiu para o rol de grandes escritores brasileiros como Bernardo Élis, Cora Coralina e José J. Veiga, todos já celebrados em edições passadas. Estamos felizes com o caminho que trilhamos”, diz a escritora e idealizadora do projeto, Iris Borges.
Para o jornalista e curador Maurício Melo Júnior, a Flipiri quer, através da arte, difundir a ideia de que, apesar de múltiplas características, o povo brasileiro é um só. “Nós vivemos num país continental, com incontáveis falares, mas nos entendemos como povo unificado pela língua e pelos sentimentos. Somos um único povo, uma única raça. Este é o lema, a convivência pacífica e fraterna entre irmãos que a Flipiri de 2023 quer difundir”, explica.
A festa ainda conta com um Festival de Música, que acontecerá no centenário teatro Pireneus, recentemente restaurado. De acordo com o Secretário de Cultura de Pirenópolis, Ronaldo Félix, serão dois dias para apreciar a qualidade e tradição das bandas de música de Pirenópolis, Corumbá, Cocalzinho, Jaraguá e Goianésia.
Aberta ao público, a Flipiri, estenderá parte de sua programação ao mundo digital. As palestras e oficinas serão transmitidas via redes sociais e disponibilizadas na íntegra pelo canal de YouTube do evento.