metropoles.com

Evangélicos pregam diálogo para a volta de isenção fiscal a pastores

Representantes da bancada evangélica se reuniram com Fernando Haddad para discutir suspensão de ato sobre isenção fiscal a religiosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Câmara dos Deputados
silas camara
1 de 1 silas camara - Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), presidente da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) do Congresso Nacional, disse esperar o restabelecimento do ato sobre isenção fiscal a líderes religiosos após diálogo com o Ministério da Fazenda. O parlamentar participou de reunião com o ministro Fernando Haddad e representantes da Receita Federal nesta sexta-feira (19/1).

Na quarta (17/1), em ato normativo publicado no Diário Oficial da União (DOU), o governo federal suspendeu resolução publicada em 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), que detalhava as diretrizes da isenção de impostos para líderes religiosos, como pastores e padres.

Segundo o Ministério da Fazenda, a suspensão foi motivada por determinação do Ministério Público da União e do Tribunal de Contas da União (TCU). O ato mobilizou a bancada evangélica do Congresso, que criou um grupo de trabalho com membros do governo federal para discutir o restabelecimento do normativo.

“Há um protocolo do TCU que ainda não está concluso, mas esse protocolo coloca uma série de fatores, entre eles a forma de tramitação e clareza do ato regulatório. Por conta dessa orientação, provocou a suspensão. Nós vamos construir junto com a FPE uma comissão onde serão discutidos vários pontos, várias frentes que vamos restabelecer. Nesse diálogo a gente espera que ao final seja com o desdobramento positivo de clareza sobre a regulamentação”, afirmou Silas Câmaras nesta manhã, após a reunião com a equipe econômica.

Após a reunião, Silas pregou “diálogo” e afirmou que o restabelecimento do normativo deve ocorrer respeitando “os indicativos que o TCU apontou”. “Com isso a gente vai ter um ato claro, cristalino, e mantendo o que queremos, que é a clareza de como o órgão fiscal deve lidar com isso”.

Além de Silas Câmara, participaram da agenda os deputados Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), David Soares (União-SP) e Marcos Soares (União-RJ).

3 imagens
Haddad recebeu deputados da bancada evangélica
1 de 3

Deputados Marcelo Crivella e Silas Câmara, da bancada evangélica, em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Gustavo Raniere/Ministério da Fazenda
2 de 3

Gustavo Raniere/Ministério da Fazenda
3 de 3

Haddad recebeu deputados da bancada evangélica

Gustavo Raniere/Ministério da Fazenda

Entenda

Em agosto de 2022, o então secretário especial da Receita, Julio Cesar Vieira Gomes, nomeado por Bolsonaro e que ficou conhecido por tentar liberar ilegalmente joias dadas ao ex-presidente apreendidas por fiscais do órgão, concedeu isenção de impostos para a remuneração recebida por ministros de confissão religiosa.

O novo ato, assinado pelo atual secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, acaba com o benefício a partir da data de publicação (dia 17 de janeiro de 2024).

À época, a isenção foi editada às vésperas da eleição presidencial de 2022 e beneficiava ministros de confissão religiosa, membros de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa. A Receita argumentava que os valores recebidos pelos pastores não seriam considerados como remuneração direta ou indireta.

Em nota, o órgão informou que atendeu a uma determinação proposta pelo Ministério Público perante o Tribunal de Contas da União (TCU), que informou que o assunto ainda é objeto de análise, face a “possível desvio de finalidade e ausência de motivação”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?