metropoles.com

EUA proíbem entrada de pessoas que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias

Decisão era esperada após seguidos avisos dos norte-americanos. Avanço do coronavírus no Brasil foi citado como a razão para o fechamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, oficializou a decisão americana de suspender a entrada de brasileiros ou pessoas de outras nacionalidades que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias. A justificativa é ajudar a conter o avanço do coronavírus no país governado por Donald Trump.

Brasileiros que não estavam no Brasil (ou outro país com entrada restrita de cidadãos nos EUA, como a Inglaterra) antes de ir para a América do Norte não serão impedidos de entrar no país.

“Hoje o presidente Trump tomou a decisão para proteger nosso país ao suspender a entrada de estrangeiros que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias antes de tentar entrar nos EUA”, disse McEnany há pouco neste domingo em Washington, nos Estados Unidos.

Ela justificou a decisão com os mais de 300 mil casos de coronavírus no Brasil. “A ação de hoje vai ajudar a garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte de infecção no nosso país”, disse a gestora de comunicação do governo americano.

A restrição passa a valer a partir das 23h59, no horário de Nova York, do dia 28 de maio. Ainda podem entrar no país aqueles que possuem residência permanente nos EUA, além de cônjuges, filhos e irmãos de americanos e de residentes permanentes.

Estrangeiros que possuem visto específicos, como os que representam outros governos, também estarão excluídos da restrição.

As restrições, segundo a secretária, não impedem o comércio entre os dois países.

4 imagens
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump
1 de 4

Ex-presidente dos EUA, Donald Trump

Isac Nóbrega/PR
2 de 4

Ex-presidente dos EUA, Donald Trump

Getty Images
3 de 4

Reprodução
4 de 4

Ex-presidente dos EUA, Donald Trump

Tom Pennington/Getty Images

 

Mais cedo neste domingo, em entrevista ao canal de notícias americano CBS, Robert O’Brien, consultor de segurança nacional dos Estados Unidos, afirmou que a medida será semelhante à sanção aplicada para o Reino Unido, Europa e China. “Hoje devemos ter a decisão em relação ao Brasil. Esperamos que seja temporária”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?