EUA pedem para quem viajar ao Brasil estocar água e itens domésticos
O comunicado diz que a greve dos caminhoneiros está interrompendo a distribuição normal de combustível e de bens em todo o país
atualizado
Compartilhar notícia
Os impactos da paralisação dos caminhoneiros nas rodovias brasileiras chegaram aos Estados Unidos. O Departamento de Estado norte-americano emitiu nesta quarta-feira (24/5) um alerta de segurança no qual recomenda a quem viajar para o Brasil estocar água e itens de uso domésticos.
A nota também orienta, entre outras ações, que viajantes chequem as condições de trânsito antes de viajar, contatem empresas aéreas para confirmar voos e revisem seus planos pessoais de segurança.
O comunicado diz que a greve dos caminhoneiros está interrompendo a distribuição normal de combustível e de bens em todo o país e destaca: cidades do interior do Brasil, em locais mais distantes de refinarias e de centros de distribuição de comida, devem sofrer mais impacto do que outras.
“Uma vez resolvida [a paralisação], pode demorar algum tempo para que os suprimentos retornem a níveis normais – especialmente em cidades mais distantes de centros de distribuição de comida e de combustível”, diz o texto.
O departamento também cita que o governo do Brasil estava mantendo reuniões com os caminhoneiros para solucionar o impasse. Nesta noite, o Planalto e a categoria fecharam acordo, que suspendeu o movimento por 15 dias.