metropoles.com

EUA flexibilizam entrada de viajantes do Brasil e de outros 31 países

Estrangeiros devem cumprir integralmente as regulamentações sanitárias dos EUA e precisam entrar em contato com autoridades locais de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Aeroporto JK
1 de 1 Aeroporto JK - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mesmo com a dificuldade de que viagens internacionais sejam realizadas neste momento de pandemia, o secretário de Estado do governo Joe Biden, Antony Blinken, decidiu, na segunda-feira (26/4), flexibilizar a entrada de estrangeiros nos EUA, a partir da edição das Exceções de Interesse Nacional (NIE). O documento estabelece ressalvas às restrições de viagem adotadas em relação ao Brasil e mais 31 países.

A medida beneficia acadêmicos, jornalistas e estudantes inscritos em programas de intercâmbio. Ainda que integrantes desse público-alvo tenham vistos válidos e/ou Autorização de Viagem (ESTA), a solicitação da NIE é necessária para ingressar no país. Caso a NIE seja aprovada, os indivíduos poderão viajar com um visto válido ou com a autorização, ESTA.

De acordo com informações da Embaixada dos Estados Unidos, os viajantes devem cumprir integralmente as regulamentações sanitárias dos EUA e precisam entrar em contato com as autoridades locais de saúde no país norte-americano para mais detalhes.

Quem deseja viajar para os EUA será obrigado a fazer um teste viral, três dias antes do embarque. O viajante também precisa fornecer à companhia aérea uma documentação por escrito (em papel ou cópia eletrônica) que comprove o resultado de exame.

No caso de brasileiros que tiverem visto de estudante válido (categorias F e M) e que iniciarão os estudos nos EUA a partir de 1º de agosto de 2021, fica a possibilidade de viajar ao país sem consultar a Embaixada ou os consulados no Brasil. “Entretanto, estão proibidos de chegar ao país mais de 30 dias antes do início das aulas”, diz a Embaixada, em nota.

Outro ponto refere-se àqueles que necessitam de um visto de estudante: devem consultar o site da Embaixada ou dos Consulados mais próximos. As entrevistas de visto para essas categorias devem ser retomadas em meados de maio de 2021, se as condições permitirem.

Atenção para o visto

A Embaixada ainda ressalta outro ponto importante sobre os vistos: “As entrevistas de vistos talvez não estarão imediatamente disponíveis, mas encorajamos os indivíduos a planejar com antecedência. Como sempre, os solicitantes de visto devem consultar os sites da Embaixada ou Consulado mais próximo para obter as informações mais atualizadas sobre a disponibilidade de visto”.

“O Departamento de Estado também continua a conceder as exceções para viajantes qualificados que procuram entrar nos EUA para fins relacionados a viagens humanitárias, resposta à saúde pública e segurança nacional. O Departamento continua a buscar maneiras de processar mais pedidos de visto, baseando-se na orientação científica das autoridades sanitárias, e assim, preservando a saúde e a segurança dos funcionários e solicitantes de visto”, diz a nota.

Outros países qualificados para essas exceções são: China, Irã, Reino Unido, Irlanda e África do Sul e outros 26 países europeus da zona Schengen (de livre circulação).

Itamaraty

Em resposta, o Itamaraty disse que recebeu “com satisfação a decisão do governo dos Estados Unidos da América de conceder aos estudantes brasileiros matriculados em instituições de ensino americanas o status de ‘exceção de interesse nacional’”.

O Itamaraty ainda recomendou que os estudantes consultem os sítios eletrônicos da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil para obter informações adicionais e atualizadas, verificar prazos, agendar atendimentos e outras providências.

“Espera-se que as dificuldades de agendamento de entrevistas para vistos sejam resolvidas a tempo, para que os estudantes admitidos, inclusive bolsistas, possam começar o próximo semestre letivo”, diz o Itamaraty.

Por fim, também foi informado que o “Ministério das Relações Exteriores manterá diálogo permanente com autoridades americanas para, na medida do possível e em conformidade com as exigências de natureza sanitária, buscar soluções para outros casos especiais de nacionais brasileiros impossibilitados de viajar aos EUA, no contexto da pandemia da Covid-19”.

4 imagens
Movimento no Aeroporto JK
 Os viajantes devem cumprir integralmente as regulamentações sanitárias nos EUA
Quem deseja viajar para os EUA também será obrigado a fazer um teste viral
1 de 4

Embaixada dos EUA abre exceções

Jan Vašek/Pixabay
2 de 4

Movimento no Aeroporto JK

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 4

Os viajantes devem cumprir integralmente as regulamentações sanitárias nos EUA

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Quem deseja viajar para os EUA também será obrigado a fazer um teste viral

Fábio Vieira/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?