EUA deportam mais 130 brasileiros; ao menos 139 estão na fila
Em meados do ano passado o governo Bolsonaro começou a emitir documento que permite deportação em massa, diz jornal
atualizado
Compartilhar notícia
O governo americano fretou um voo com mais uma leva de 130 brasileiros que foram deportados pelos Estados Unidos. Ainda há pelo menos 139 cidadãos do Brasil que se encontram detidos sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos EUA, todos eles com uma ordem final de remoção dada por um juiz de imigração daquele país. A aeronave estava prevista para chegar na noite desta sexta-feira (07/02/2020) a Belo Horizonte (MG). As informações são do jornal O Globo.
Durante os último cinco meses do governo de Donald Trump, já são pelo menos 250 brasileiros deportados por estarem em situação migratória irregular. No ano passado, os Estados Unidos intensificaram a pressão sobre os países vizinhos para frear o fluxo de imigrantes por sua fronteira sul, com o México. No dia 24 de janeiro, um grupo de 50 deportados desembarcou também em Belo Horizonte; em outubro, 70 haviam sido devolvidos.
O secretário adjunto do Departamento de Segurança Interna americano, Ken Cuccinelli, afirmou que o “Brasil é um grande parceiro” no combate à imigração irregular, mas que a cooperação ainda é insuficiente para conter o aumento do número de brasileiros que tentam entrar no país sem documentos de permanência. Cuccineli afirmou, na ocasião, que espera que o próprio governo brasileiro se encarregue da deportação de seus cidadãos.
O presidente Jair Bolsonaro autorizou as deportações em massa a partir de meados do ano passado. Fontes da área diplomática argumentam que é melhor que esses cidadãos voltem para suas casas, em vez de permanecerem trancafiados em presídios americanos.