EUA avaliam nova doação de vacinas ao Brasil, diz embaixador
De acordo com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, a equipe de Joe Biden pode mandar nova remessa de doses
atualizado
Compartilhar notícia
O embaixador dos Estados Unidos (EUA), Todd Chapman, afirmou que o país avalia a doação de mais vacinas contra a Covid-19 ao Brasil. A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (21/7), após reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em junho deste ano, Chapman anunciou a aposentadoria. O diplomata deve deixar o Brasil nos próximos dias.
“Sempre temos uma ótima conversa, era a minha visita de despedida para o ministro”, afirmou. Questionado sobre a possibilidade do envio de mais doses de vacinas pelos Estados Unidos, Chapman disse que o assunto é avaliado pela equipe do presidente norte-americano, Joe Biden.
“Ficamos muito contentes com a doação de 3 milhões de doses da Janssen que o presidente Biden prometeu. Em Washington estão analisando a possibilidade de mais doações para o mundo, e o Brasil está nessa conversa”, garantiu.
Em junho deste ano, o Brasil recebeu 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19. Doados pelos Estados Unidos, os imunizantes foram recebidos por Chapman e Queiroga no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Avaliado em R$ 145 milhões, o lote foi fruto de uma doação direta, fora do consórcio global Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).