metropoles.com

“Eu não sou o Dilmo de calças compridas”, diz Bolsonaro sobre BC

O presidente afirmou ainda que precisou assinar o decreto orçamentário de 2019 para evitar “pedaladas” e impeachment

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
BOLSONARO no ALVORADA
1 de 1 BOLSONARO no ALVORADA - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Ao declarar que não vai intervir no Banco Central (BC), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), disse não ser “o Dilmo de calças compridas”, em alusão à ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Porém, ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira (31/07/2019), o chefe do Executivo afirmou que torce pela redução da taxa básica de juros, a Selic.

“Cada 1% da taxa Selic são R$ 40 bilhões a mais que a gente gasta por ano. A gente torce, pô. Eu não vou influenciar lá”, comentou.

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve decidir nesta quarta (31/07/2019) a diminuição da taxa básica. A expectativa do mercado financeiro é que a tarifa seja reduzida para 6,25% ao ano.

A respeito do decreto de programação orçamentária, que autorizou o contingenciamento de mais R$ 1,44 bilhão em gastos no orçamento de 2019, Bolsonaro explicou que foi obrigado a tomar a decisão para evitar as “pedaladas” e impeachment, como ocorreu com Dilma.

“Eu não quero cortar ninguém. Sou um cara que não sou adepto a isso, mas um orçamento geralmente é superestimado, pessoal infla. Entre uma crítica e o impeachment, quer que eu prefira o quê? Eu tenho que fazer uma opção, cara. E a opção infelizmente é essa. Ontem [30/07/2019], discuti novamente um corte relativamente pequeno perto da monstruosidade do orçamento. Vou ser obrigado a fazer”, justificou.

O decreto foi publicado nessa terça-feira (30/07/2019) no Diário Oficial da União (DOU). Aos jornalistas, Bolsonaro afirmou que deve seguir a lei e, por isso, não pode ser comparado a um ditador. “Tem uma lei e eu tenho que seguir a lei. Não sou ditador, pô”, completou.

Após entrevista, Bolsonaro seguiu para Anápolis (GO), onde participa da cerimônia de assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?