metropoles.com

Estudo indica que 7 em cada 10 mulheres se sentem uma fraude

Sentimentos de não pertencimento afetam grande parte das mulheres e podem trazer sérias consequências para a vida pessoal e profissional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher negra coloca as mãos na cabeça em frente a um computador em sinal de preocupação
1 de 1 mulher negra coloca as mãos na cabeça em frente a um computador em sinal de preocupação - Foto: Getty Images

Um estudo feito pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, mostra que 70% das entrevistadas – todas executivas influentes – disseram se sentir “uma fraude” e que não mereciam os cargos que ocupam, mesmo que tenham carreiras bem-sucedidas. Especialistas alertam que todos têm uma predisposição a esse mal. Mas, dependendo da maneira que cada um pensa, o problema pode se intensificar.

Profissionais da área também associam a condição a discriminações sociais e a ambientes de trabalho muito competitivos e agressivos. Além disso, dois outros problemas também estão instalados na vida das mulheres: presença menor no mercado de trabalho e disparidade salarial.

Também chamada de pessimismo defensivo, a Síndrome do Impostor é conhecida por provocar ações de autossabotagem. O indivíduo afetado constrói uma espécie de narrativa interna de que não é competente o suficiente para realizar uma série de atividades ou situações normais da vida.

“Uma vez me chamaram para fazer uma apresentação sobre uma estratégia de conteúdo que eu tinha criado e estava implementando com meus clientes, mas eu disse não, pois não tinha conhecimento parafalar sobre o assunto. Ali percebi que tinha entrado para uma grande estatística”, conta a jornalista Laura Bernardes, coordenadora de Content Marketing da Hedgehog Digital Brasil, sobre os impactos da síndrome em sua carreira.

De acordo com o relatório Global Gender Gap Report de 2020, o Brasil ocupa a 130º posição no ranking de igualdade de salário. A hostilidade no trabalho também contribui para o desenvolvimento da síndrome – sem contar que, segundo levantamento feito pela Agência Patrícia Galvão, divulgado no mesmo ano, 40% das mulheres já foram xingadas ou ouviram gritos enquanto trabalhavam.

Sintomas da Síndrome do Impostor

Os sinais da Síndrome do Impostor podem ser considerados abstratos, já que não têm uma definição específica. No entanto, alguns comportamentos e sentimentos mediante a determinadas situações podem servir como alerta. Além da sensação de inadequação e não pertencimento, podem haver manifestações como:

  • Procrastinação para executar tarefas
  • Autossabotagem
  • Autodepreciação
  • Ingratidão
  • Autocrítica excessiva
  • Comparação com outras pessoas

SEO por ELAS e a Síndrome do Impostor

É necessário que a sociedade converse cada vez mais sobre esse problema, para estimular a criação de uma rede de apoio e promover políticas públicas de amparo à população. Pensando nisso, a Hedgehog Digital Brasil criou o SEO por ELAS, um projeto com o objetivo de falar sobre as experiências das mulheres no mercado do Marketing Digital, setor ainda dominado por homens.

Na ação, Laura Bernardes destrinchou a complicada síndrome do impostor e relacionou seus males ao universo em que vive. De forma dinâmica e casual, a jornalista trouxe o exemplo de Michelle Obama, ex-primeira dama dos EUA, que já sofreu com a condição.

Como superar a Síndrome do Impostor

A ginasta norte-americana Suni Lee ficou em primeiro lugar na prova individual geral nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, mas sentiu que não deveria ter ganhado a medalha de ouro, como contou à rede ESPN.

Diante disso, a atleta contou que escrever em um diário a ajudou a colocar seus sentimentos em perspectiva e a aliviar sua ansiedade. A estratégia é interessante e pode funcionar, principalmente quando há o suporte de um profissional qualificado para apresentar as orientações necessárias. Além disso, especialistas indicam:

  • Fazer listas de realizações (grandes e pequenas)
  • Manter uma rede de apoio com amigos, famílias, mentores, colegas de trabalho/curso, etc.
  • Pedir feedbacks que foquem nas habilidades
  • Identificar motivações pessoais
  • Sempre desabafar com alguém, especialmente um profissional de psicologia

Por mais mulheres no Marketing Digital

Com mais de oito horas de palestras envolvendo pautas técnicas sobre SEO, Link Building, Content Marketing, entre outros assuntos, todas as conversas foram ministradas por mulheres, em homenagem ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, comemorado no dia 8 de março.

Confira:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?