metropoles.com

“Estudo deve ser retomado”, diz universidade que testou vacina no Brasil

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reativação do estudo clínico no Brasil precisa de autorização do órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Vacina do coronavírus testada em São Paulo
1 de 1 Vacina do coronavírus testada em São Paulo - Foto: Getty Images

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) diz que os testes da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, devem ser retomados no Brasil.

Neste sábado (12/9), a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e o laboratório AstraZeneca informaram que retomaram as pesquisas, após uma suspensão temporária. Uma voluntária teve reações não esperadas.

No Brasil, até o momento, 4.600 voluntários já foram recrutados e vacinados, sem qualquer registro de intercorrências graves de saúde, segundo a Unifesp.

“O estudo que envolve 5 mil participantes também deve ser retomado, logo após liberação da Anvisa e do Comitê Nacional de Ética e Pesquisa (Conep)”, destaca a universidade, em nota.

A possível vacina é desejada, mas a Unifesp frisa que é preciso garantir a segurança e a eficácia do produto. “A universidade está comprometida com a segurança de todos os participantes e com os mais altos padrões de conduta nos estudos, garantindo a continuidade do monitoramento da segurança de perto”, conclui o comunicado.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reativação do estudo clínico no Brasil precisa de aval do órgão. Com isso, as autoridades brasileiras esperam receber nos próximos dias o peticionamento da AstraZeneca.

Globalmente, cerca de 18.000 indivíduos já receberam vacinas como parte do estudo. Em grandes ensaios como este, é esperado que alguns participantes não passem bem e todos os casos têm de ser cuidadosamente analisados para garantir uma avaliação cuidadosa da segurança.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?