metropoles.com

Estudo australiano diz que Brasil é o pior país na gestão da pandemia

Ranking coloca a Nova Zelândia como nação que teve a melhor resposta à crise da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: GettyImages

Um estudo publicado nesta quinta-feira (28/1) pelo Lowy Institute, think tank australiano, considerou que a gestão da pandemia de Covid-19 pelo Brasil foi a pior entre 100 países analisados. O ranking, que avaliou critérios como casos confirmados, mortes e testagem de doentes, é liderado pela Nova Zelândia.

“Alguns países administraram a pandemia melhor do que outros, mas a maioria deles se destacou apenas por seu desempenho insatisfatório”, diz o relatório do órgão independente.

Além da Nova Zelândia, que manteve o vírus sob controle com o fechamento de fronteiras, bloqueios e diagnósticos, Vietnã, Taiwan, Tailândia, Chipre, Ruanda, Islândia, Austrália, Letônia e Sri Lanka ficaram entre as 10 primeiras posições.

Em último lugar, na posição 98, ficou o Brasil, seguido de perto por México, Colômbia, Irã e Estados Unidos.

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

Na quarta-feira (27/1), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a pandemia do coronavírus “pode ser fabricada”.

“Quis o destino que uma pandemia, que pode ser fabricada, nos atingiu no início do ano passado”, disse o chefe do Executivo em almoço fechado na churrascaria.

No total, o Brasil perdeu 220.161 vidas para a doença e computou 8.996.876 casos de contaminação, segundo o mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Em termos de número total de mortes, o país fica atrás apenas dos Estados Unidos.

A China — onde o vírus surgiu no final de 2019 — não está incluída na lista por falta de dados de diagnóstico disponíveis ao público, segundo os autores.

De acordo com o relatório, em geral, os países com populações menores, sociedades coesas e instituições capacitadas tiveram uma vantagem comparativa para lidar com a crise global relacionada à pandemia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?