metropoles.com

Estudantes protestam contra “censura” após helicóptero da PM sobrevoar colégio

Alunos estenderam cartazes criticando a atitude da escola – ao afastar professora por criticar Bolsonaro – e a Secretaria de Segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Censura
1 de 1 Censura - Foto: Divulgação

Um grupo de profissionais da educação e estudantes fez uma manifestação em frente à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), nesta sexta-feira (3/9), contra o sobrevoo feito por um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Polícia Militar, nessa quinta-feira (2/9), sobre o Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá.

Na terça-feira (31/8), a escola puniu uma professora com suspensão de três dias por ela ter criticado o presidente Jair Bolsonaro em sala de aula.

O voo aconteceu na mesma semana em que uma professora foi advertida e suspensa por três dias após críticas ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) durante aulas do ensino fundamental. Por isso, existe a suspeita de que o ato dos PMs do Ciopaer tenha cunho político.

O titular da Sesp, Alexandre Bustamante, receberá representantes das entidades estudantis na tarde desta sexta. O grupo cobra providências, inclusive porque a operação do helicóptero é custeada com dinheiro público.

O Colégio Notre Dame de Lourdes afirmou em nota que o voo rasante da aeronave fazia parte das atividades alusivas ao 7 de Setembro e já havia sido planejada há dias, antes da suspensão da professora que criticou Bolsonaro.

Já a Sesp argumentou que “a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política. Segundo nota oficial, o intuito foi “demonstrar o patriotismo”. A secretaria também sustentou que “não coaduna com posicionamentos políticos no âmbito do serviço público” e informou que qualquer excesso cometido pelos servidores da pasta será motivo de medidas administrativas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?