Estudante de Goiás representará o Brasil em simulações da ONU nos EUA
A estudante Hellora Beatriz Lima, de 17 anos, participará de simulações de conferências nas universidade de Harvard e Yale
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Estudante do município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, a jovem Hellora Beatriz Lima, de 17 anos, foi escolhida para representar o Brasil em simulações de conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) nas universidades de Harvard e Yale, nos Estados Unidos.
Ativista e de escola pública, a adolescente contou que tem o sonho de estudar relações internacionais e de “impactar comunidades em todo o Brasil”. A jovem deve embarcar para os Estados Unidos na sexta-feira (12/1) e essa será a primeira vez que ela viajará de avião.
Processo seletivo da estudante
Hellora foi aprovada nos programas Harvard Model United Nations e Yale Model United Nations. Ela participou de uma aplicação individual e outra para ir com mais 17 estudantes. A jovem foi selecionada nos dois formatos.
De acordo com a estudante, ela mandou o currículo de projetos, projetos sociais e atividades que realizava em sala de aula e, dessa forma, foi aprovada para a segunda fase, uma entrevista em inglês e português. Segundo ela, também aprendeu inglês sozinha e, por meio, de projetos sociais e voluntariado, exercitou habilidades de crítica e de liderança.
Ela participará de programas que fazem simulações de atividades de relações internacionais em que estudantes do ensino médio adquirem conhecimentos sobre o funcionamento das Nações Unidas, assumindo os papéis de líderes mundiais e decisores internacionais.
Nas simulações, Hellora vai abordar os temas designados para ela: mulheres em situação de crise climática e a desigualdade salarial para mulheres no mercado de trabalho.
Impacto social
Engajada em diversas questões sociais, no ano de 2022, a estudante fundou a ONG “Nós Por Elas”, para combater a pobreza menstrual em comunidades carentes. Ela também preside o clube Girl Up no Brasil, que é um movimento que treina, inspira e conecta meninas para serem líderes e ativistas pela igualdade de gênero.
Nas últimas eleições, Hellora contribuiu, por meio do projeto “Seu Voto Importa”, na mobilização de 90 mil jovens para tirarem o título de eleitor.