metropoles.com

De estiagem a granizo, veja novos municípios em estado de emergência

Lista de municípios que sofrem com estiagem, seca, vendaval e granizo foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura de Manaquiri (AM)
Foto colorida mostra Estiagem no Amazonas
1 de 1 Foto colorida mostra Estiagem no Amazonas - Foto: Prefeitura de Manaquiri (AM)

A extensão do país faz com que fenômenos climáticos opostos, como estiagem e granizo, atinjam os municípios brasileiros do Rio Grande do Sul ao Amazonas. Por isso, em edição extra do Diário Oficial da União, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil instituiu estado de emergência em diversas cidades.

Municípios de Alagoas, Amazonas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte apresentam situações graves com a estiagem. A seca também é problema em cidades do Ceará e Rio Grande do Norte.

Enquanto isso, o granizo atinge municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e vendavais são perigo em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Por fim, a cidade de Doutor Ricardo (RS) sofre com chuvas intensas.

Veja:

Lista em preto e branco mostra Municípios em estado de emergência - Metrópoles
Municípios em estado de emergência

Decreto pela estiagem no AM e chuva no Sul

Nessa sexta-feira (29/9), o governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou estado de emergência em 55 cidades do estado diante da estiagem severa que atinge a Amazônia. O decreto vale por 180 dias.

A seca tem afetado a vida de moradores, uma vez que dependem dos rios da região. No norte do país, o principal meio de transporte é via fluvial, e a falta de chuvas impacta a locomoção da população e a entrega de suprimentos de primeira necessidade.

Além do decreto de emergência nos municípios, o governador anunciou medidas como a dispensa de licitação de contratos de aquisição de bens necessários para conter os danos da seca.

Já no Rio Grande do Sul, o estado sofre com efeitos de ciclones extratropicais desde o início de setembro. As chuvas, no início, atingiram municípios em todo o estado, causando mortes e estragos.

Nos últimos dias, Porto Alegre sofreu com as fortes precipitações. Desde o meio da semana, a água do Lago Guaíbacomeçou a transbordar em alguns pontos da capital do Rio Grande do Sul desde quarta-feira (27/9). A prefeitura já tinha fechado as comportas para evitar um alagamento pela cidade, mas a água do lago começou a vazar por elas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?