De estiagem a granizo, veja novos municípios em estado de emergência
Lista de municípios que sofrem com estiagem, seca, vendaval e granizo foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União
atualizado
Compartilhar notícia
A extensão do país faz com que fenômenos climáticos opostos, como estiagem e granizo, atinjam os municípios brasileiros do Rio Grande do Sul ao Amazonas. Por isso, em edição extra do Diário Oficial da União, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil instituiu estado de emergência em diversas cidades.
Municípios de Alagoas, Amazonas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte apresentam situações graves com a estiagem. A seca também é problema em cidades do Ceará e Rio Grande do Norte.
Enquanto isso, o granizo atinge municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e vendavais são perigo em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Por fim, a cidade de Doutor Ricardo (RS) sofre com chuvas intensas.
Veja:
Decreto pela estiagem no AM e chuva no Sul
Nessa sexta-feira (29/9), o governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou estado de emergência em 55 cidades do estado diante da estiagem severa que atinge a Amazônia. O decreto vale por 180 dias.
A seca tem afetado a vida de moradores, uma vez que dependem dos rios da região. No norte do país, o principal meio de transporte é via fluvial, e a falta de chuvas impacta a locomoção da população e a entrega de suprimentos de primeira necessidade.
Além do decreto de emergência nos municípios, o governador anunciou medidas como a dispensa de licitação de contratos de aquisição de bens necessários para conter os danos da seca.
Já no Rio Grande do Sul, o estado sofre com efeitos de ciclones extratropicais desde o início de setembro. As chuvas, no início, atingiram municípios em todo o estado, causando mortes e estragos.
Nos últimos dias, Porto Alegre sofreu com as fortes precipitações. Desde o meio da semana, a água do Lago Guaíbacomeçou a transbordar em alguns pontos da capital do Rio Grande do Sul desde quarta-feira (27/9). A prefeitura já tinha fechado as comportas para evitar um alagamento pela cidade, mas a água do lago começou a vazar por elas.