metropoles.com

Estados Unidos nega extradição de Allan dos Santos

Documento enviado ao governo brasileiro não apresenta uma negativa clara ao pedido de extradição de Allan dos Santos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos dá entrevista à jornalistas na porta de sua mansão, no Lago Sul - Metrópoles
1 de 1 O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos dá entrevista à jornalistas na porta de sua mansão, no Lago Sul - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governo dos Estados Unidos comunicou que não vai extraditar o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Ele é acusado por calúnia e difamação pela Justiça brasileira. Nos EUA, esses delitos são considerados crimes de opinião e não servem de base para um pedido de extradição por serem protegidos pelo direito à liberdade de expressão. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Os norte-americanos estão dispostos a prosseguir com o processo contra Allan em relação às outras acusações. Mas o caso segue estagnado no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O comunicado oficial foi enviado para o governo brasileiro e seguido por uma reunião com autoridades norte-americanas no segundo semestre do ano passado. O encontro foi marcado por momentos de tensão.

O documento não apresenta uma negativa clara ao pedido de extradição, que tinha como base, principalmente, os crimes de calúnia, injúria e difamação. Esses crimes não são passíveis de extradição, conforme tratado entre os dois países.

Extradição de Allan dos Santos há mais de 2 anos sem desfecho

Entretanto, os Estados Unidos solicitaram informações adicionais para continuar com o procedimento de extradição pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os questionamentos foram encaminhados ao STF, órgão expedidor do pedido de prisão.

O Ministério da Justiça não se manifestou e informou que o processo está sob sigilo. O pedido de prisão preventiva de Allan dos Santos está, há mais de dois anos, sem desfecho. Ele é considerado foragido pela Justiça brasileira e é acusado pelos crimes de calúnia, injúria e difamação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?