metropoles.com

Estados da Amazônia Legal divulgam só 30% das informações ambientais

Relatório do Instituto Centro de Vida mostra que dados de controle ambiental da Amazônia Legal não são totalmente disponibilizados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
desmatamento amazonia madeira ilegal pacote verde - metrópoles
1 de 1 desmatamento amazonia madeira ilegal pacote verde - metrópoles - Foto: Getty Images

Os estados que compõem a Amazônia Legal divulgam apenas 30% das informações necessárias para controle, regularização e tomada de decisões relacionadas ao meio ambiente. Dados do relatório do Instituto Centro de Vida (ICV), divulgado nesta terça-feira (4/4), analisaram a transparência ativa das unidades da federação que integram o bioma.

A transparência ativa é a disponibilização de informações pelos órgãos e entidades, independente de solicitação. Esse tipo de divulgação facilita o acesso a dados de interesse público.

Os pesquisadores analisaram sites de 28 órgãos estaduais e de sete órgãos federais, de setembro a dezembro de 2022. Além disso, foram enviados 119 pedidos de acesso à informação, entre janeiro e outubro do ano passado.

Para o analista socioambiental do ICV Marcondes Coelho aumentar a transparência das informações ambientais na Amazônia Legal possibilita um controle maior em atividades relacionadas a degradação das florestas.

“A falta de transparência dificulta a separação entre quem cumpre a legislação ambiental e a minoria que não a segue. É importante que as informações-chave para o controle ambiental estejam disponíveis de forma completa e em formato adequado para toda a sociedade, permitindo sua utilização no combate às práticas ilegais”, destacou o analista.

A Amazônia Legal é composta pelos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

Dentre as unidades da federação que fazem parte do bioma, o Mato Grosso apresentou o melhor índice na transparência ativa (53%), seguido do Pará (47%) e de Rondônia (33%).

“A ausência de informações nos websites dos órgãos de terras, sobretudo os estaduais, impossibilita o acompanhamento das políticas fundiárias pela sociedade, limitando o controle social, a cooperação entre os diferentes órgãos do Poder Executivo e a atuação das agências de controle”, diz trecho do documento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?