metropoles.com

Estados assinam Termo de Compromisso para importação da Sputnik V

O documento é assinado por estados do nordeste. Antes da importação, requisitos devem ser cumpridos e INCQS precisa aprovar o uso da vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Davi Rosa
IFA da Sputnik V produzido no Brasil
1 de 1 IFA da Sputnik V produzido no Brasil - Foto: Divulgação/Davi Rosa

Nove estados do nordeste assinam com a Anvisa, a partir desta quinta-feira (8/7), Termo de Compromisso para importação da vacina Sputnik V.

Assinam o documento os governadores e secretários de Saúde dos seguintes estados: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba.

De acordo com publicação do Governo Federal, antes da chegada da vacina ao Brasil, alguns fatores devem ser cumpridos, como:

  • Envio ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) dos documentos e insumos necessários à realização das análises;
  • Envio à Anvisa de medida de mitigação do risco pelos fabricantes Generium e UfaVita decorrente da ausência da validação da etapa de filtração esterilizante;
  • Envio à Anvisa do relatório final de validação do processo de fabricação do Insumo Farmacêutico Ativo ou declaração da Autoridade Russa de que verificou e aprovou tal documento;
  • Apresentação à Anvisa dos registros dos treinamentos dos operadores, indicando que os procedimentos de trabalho foram efetivamente corrigidos e não representam risco de contaminação ao produto.

Mesmo após a chegada ao país, a vacina só poderá ser utilizada após avaliação e liberação pelo INCQS, o que permitirá comprovar a ausência de vírus replicante na vacina e assegurar seus aspectos de qualidade e segurança.

Entenda

No início de junho, a Anvisa deliberou sobre a autorização da importação da vacina Sputnik V, em caráter excepcional, para fins de distribuição e uso em condições controladas.

Essa autorização estabeleceu que os 22 condicionantes determinados pela Anvisa para uso da vacina no Brasil deveriam constar em Termo de Compromisso para ser realizado o processo de importação.

O Consórcio Nordeste, representado por estados da região, propôs a assinatura de um Termo de Compromisso, com definição das responsabilidades dos importadores. Além disso, foram realizadas reuniões de trabalho com a Anvisa para a organização dos fatores necessários ao uso da vacina no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?