Estado do Rio de Janeiro adere ao Regime de Recuperação Fiscal
Acordo formalizado na manhã desta terça-feira (21/6) permite que o estado pague as dívidas com a União de forma flexível
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou na manhã desta terça-feira (21/6) que o estado aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal. Agora, o pagamento das dívidas com a União poderá ser feito de maneira mais flexível.
O estado deve cerca de R$ 184 bilhões aos cofres da administração federal. O objetivo do governo é regularizar o pagamento das dívidas nos próximos 10 anos. A homologação do acordo foi anunciada em seguida pelo Supremo Tribunal Federal.
Presidente da corte, o ministro Dias Toffoli ressaltou que o esforço entre todas as partes envolvidas nas negociações foi fundamental para que o objetivo fosse alcançado. Cláudio Castro também falou sobre o tema nas redes sociais.
“A PGE e a AGU acabam de informar ao STF a formalização do acordo que garante a adesão definitiva do RJ ao regime. É um grande passo para o equilíbrio das contas estaduais nos próximos 10 anos”, escreveu o governador em seu perfil no Twitter.
A expectativa é de que mais investimentos em diferentes setores da administração estadual possam ser feitos na mesma medida em que a dívida com a União é paga pelo Rio de Janeiro.
Com o ingresso no Regime de Recuperação Fiscal, as contas do estado ganham um novo fôlego, segundo o governo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.