metropoles.com

Estado de SP vai indenizar vítimas de ação policial em Paraisópolis

A Defensoria Pública e a Procuradora-Geral do Estado finalizam acordo nesta semana. Ação em baile funk em 2019 deixou nove mortos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Paraisópolis-protesto
1 de 1 Paraisópolis-protesto - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo – A Defensoria Pública de São Paulo e a Procuradoria-Geral do Estado vão finalizar ainda nesta semana os primeiros acordos que vão garantir indenizações do governo a familiares de nove jovens que morreram após ação policial durante um baile funk no Paraisópolis, em 2019.

De acordo com a Defensoria, já foram finalizados os acordos de 35 familiares, relativos a seis das nove vítimas. Os casos das outras três famílias ainda estão em fase de conclusão.

Os valores são sigilosos, a pedido dos dois órgãos e das próprias famílias, mas foram fixados, segundo a Defensoria, “a partir de critérios jurídicos definidos de maneira semelhante aos que garantiram em 2019 indenizações administrativas para vítimas do ataque ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano”.

À época, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou indenização de R$ 1oo mil para cada família das vítimas do ataque à escola.

Mesmo com o acordo na esfera administrativa, a Defensoria segue representando os familiares das vítimas na esfera judicial, como no processo criminal que tramita na Justiça.

Em julho, a Justiça acolheu denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo  (MPSP) e tornou réus 12 policiais envolvidos na ação em Paraisópolis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?