Estado de São Paulo ultrapassa 1 milhão de vacinados contra a Covid-19
A ferramenta Vacinômetro informa que, apenas na capital paulista, foram mais de 266 mil imunizados até a tarde desta terça (9/2)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O estado de São Paulo chegou à marca de 1 milhão de pessoas vacinadas contra a Covid-19. Até as 15h47, o governo calculou 1.014.865 paulistas imunizados.
O site Vacinômetro, do governo estadual, contabiliza 991.487 cidadãos vacinados em 642 municípios. Embora os dados referentes às cidades de São José dos Campos e Santa Gertrudes não estejam incluídos na ferramenta, as prefeituras informaram um total de 22.731 e 469 vacinados, respectivamente.
Também fora da plataforma, o município de Taiuva não divulgou nenhum dado, até o momento.
A maior metrópole das Américas lidera, com folga, o total de cidadãos que receberam a primeira dose no estado, com 266.092 unidades aplicadas. Ou seja, uma em cada quatro pessoas vacinadas nessa unidade da Federação é da capital paulista.
Na sequência, aparecem Campinas (42.668), São Bernardo do Campo (23.853), São José do Rio Preto (21.512) e Santos (20.093). Cabreuva está na lanterna, com 22 pessoas imunizadas, segundo o Vacinômetro.
“É com muita alegria que ultrapassamos 1 milhão de vacinados, fruto do empenho e comprometimento dos profissionais de saúde de todos os municípios do estado. É fundamental que as prefeituras continuem registrando todas as doses aplicadas no sistema VaciVida, que permite o acompanhamento individualizado e em tempo real dos registros de pessoas imunizadas contra o coronavírus”, afirma o secretário de estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Menos de um mês de campanha
A vacinação no Brasil foi iniciada em 17 de janeiro, quando a enfermeira Monica Calazans, 54 anos, recebeu a primeira dose do imunizante, na capital paulista. Além de profissionais da saúde, o calendário estadual iniciou na segunda-feira (8/2) a campanha para idosos com mais de 90 anos.
Até o fim de fevereiro, o governo de São Paulo promete entregar 17,3 milhões de doses de Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, para o Ministério da Saúde. O Brasil totalizou 3.783.228 vacinados contra a Covid-19 até segunda.