metropoles.com

Veja regiões brasileiras que podem ser mais afetadas se Starlink cair

Ao todo, Brasil têm 215.320 mil contratos com a Starlink, sendo mais de 23% deles na região Norte

atualizado

Compartilhar notícia

Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida mostra a logo da empresa Starlink - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra a logo da empresa Starlink - Metrópoles - Foto: Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Em meio a disputa judicial entre Elon Musk e Alexandre de Moraes que recentemente envolveu os satélites de internet do bilionário, Rondônia pode ser o estado brasileiro mais afetado caso a Starlink pare de funcionar no Brasil.

Ao todo, o estado têm 50.537 mil contratos de prestação de serviço firmados com a empresa. O número representa 23,45% de toda operação da Starlink no Brasil. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), analisados pelo Metrópoles. 

No geral, a rede de internet criada por Elon Musk têm 215.320 mil contratos em território brasileiro. Além da região Norte, o Sudeste é o segundo estado com o maior número  de acessos no Brasil, com 63.097.

 

A Starlink entrou na mira do ministro Alexandre de Mores, do Supremo Tribunal Federal (STF), em meio a discussão envolvendo o X.

Na noite dessa quarta-feira (28/8), o ministro intimou o dono da rede social a identificar um representantes legal no Brasil em 24h, sob a pena de tirar o X o ar se a decisão não for cumprida.

Antes da decisão, a empresa de internet de Musk já havia entrado na mira de Moraes na última semana. O ministro determinou o bloqueio de contas da Starlink por falta de representantes legais do X no país e o não pagamento de multas contra a rede social.

“Esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas cobradas – inconstitucionalmente – contra o X. Ela foi emitida em segredo e sem dar à Starlink qualquer um dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil”, escreveu a empresa em um comunicado divulgado no X nesta quinta-feira (29/8). “Pretendemos abordar o assunto legalmente”.

De acordo com a nota, a empresa de Musk está “fazendo todo o possível para garantir que seu serviço não seja interrompido” no Brasil em consequência das decisões do ministro do STF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?