metropoles.com

“Está nítido o excesso”, diz Caiado sobre agressões de PMs a advogado

Um dia após espancamento de advogado nas ruas de Goiânia, governador de GO diz que excessos não serão admitidos e reconhece a falha da ação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, homenageia forças policiais que participaram das buscas ao criminoso Lázaro Barbosa
1 de 1 Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, homenageia forças policiais que participaram das buscas ao criminoso Lázaro Barbosa - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), falou nesta quinta-feira (22/7) sobre o espancamento praticado por policiais militares contra o advogado Orcélio Ferreira Silvério Júnior, de 32 anos. O caso aconteceu à luz do dia, na tarde de quarta-feira (21/7), na capital goiana, e foi filmado por testemunhas. O advogado teria intercedido a favor de um morador de rua abordado pelos policiais próximo a um camelódromo. Para Caiado, está nítido que houve excesso na ação policial.

“Esses excessos não serão admitidos de maneira alguma – nem pelo governador, nem pelo comando da PM, nem pelo secretário de Segurança Pública. Não tenho dúvida, (o excesso) está nítido ali, tanto é que o nosso comandante da PM já tomou atitudes”, afirma o governador.

O incidente ocorreu nas imediações do movimentado Terminal Praça da Bíblia, estação de ônibus na região leste de Goiânia. O advogado tentou intervir na abordagem violenta feita contra um rapaz que trabalha como flanelinha na localidade.

Em seguida, o próprio advogado foi alvo das agressões feitas por policiais do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) – braço do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Goiás (PMGO). A ação revoltou as pessoas que estavam no local. Vários transeuntes gravaram vídeos para registrar o fato.

Nas imagens, é possível ver que o advogado foi segurado pelos demais policiais no chão, enquanto um deles desferia golpes. A vítima levou tapas no rosto e foi arrastada pelo chão. Populares gritaram e tentaram impedir a agressão, mas sem sucesso. Também aparece no vídeo o pai do advogado – um senhor de camiseta branca, desesperado com a situação.

Veja:

“Fui torturado”

O advogado foi até a delegacia, onde permaneceu até a madrugada desta quinta-feira (22/7), para registrar a ocorrência. Ele publicou vídeo no qual afirma que as agressões sofridas não se limitaram ao que ocorreu na rua. Conforme relatos divulgados, ele voltou a ser agredido no pátio da delegacia e também na triagem. Uma policial civil, segundo a vítima, teria visto e não fez nada.

“Teve uma policial que não quis se identificar, que foi negligente e omissiva, no momento em que pedi socorro e estava sendo torturado”, afirma o advogado, no vídeo.

Veja:

Em nota emitida nesta quinta-feira, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO) informou que um procedimento foi instaurado na Corregedoria da Polícia Civil para apurar o caso.

“A SSP-GO não coaduna com qualquer ação perpetrada por agentes que integram as forças policiais do Estado que não seja pautada pela aplicação do procedimento operacional padrão”, diz, ainda, o texto da nota.

Procedimentos

Ao falar sobre o caso, o governador Ronaldo Caiado destacou a existência de protocolos que fundamentam a ação policial e que estipulam limites. Por isso, segundo ele, o excesso diante dessas condutas não será aceito.

A PMGO afastou das ruas o policial que aparece nas imagens agredindo o advogado e também instaurou procedimento administrativo.

O Ministério Público de Goiás (MPGO), que possui um grupo de controle externo das ações policiais, informou que um procedimento investigatório foi aberto para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?