metropoles.com

Esposa de Cid viajou 3 vezes aos EUA após data de suposta falsificação

Coronel Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), é investigado por suposta falsificação de comprovantes de vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Especial Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro e Mauro Cid conversam durante participa da solenidade em homenagem ao dia do Soldado no QG do Exército
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro e Mauro Cid conversam durante participa da solenidade em homenagem ao dia do Soldado no QG do Exército - Foto: Andre Borges/Especial Metrópoles

A esposa do tenente-coronel do Exército Mauro Cesar Barbosa Cid, Gabriela Santiago Ribeiro Cid, realizou três viagens para os Estados Unidos após a data da suposta falsificação do comprovante de vacinação contra Covid-19. O ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é investigado pela adulteração de comprovantes de vacinas por meio do sistema do Ministério da Saúde.

De acordo com o cartão, Gabriela Santiago Cid teria se vacinado nos dias 25 de agosto de 2021 e 15 de outubro de 2021. Segundo o relatório da Polícia Federal (PF), a esposa do coronel Cid viajou para os Estados Unidos em 30 de dezembro de 2021, 9 de abril de 2022 e 21 de dezembro de 2022.

“O cenário fático revela que Gabriela Santiago Cid utilizou, em três oportunidades distintas, o certificado de vacinação ideologicamente falso necessário para entrar nos Estados Unidos da América, país que exigia, desde o ano de 2021, que os estrangeiros comprovassem a imunização contra o vírus da Covid, achando-se incursa nas iras do crime de uso de documento falso”, aponta um trecho do relatório da PF.

A “vacinação” de Gabriela Santiago Cid teria acontecido na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, com duas doses da vacina da Pfizer. A esposa de Cid emitiu os certificados por meio do ConecteSUS no dia 30 de dezembro de 2021 às 16h10 e às 16h21.

Filhas de Mauro Cid

As filhas do coronel Cid Beatriz Ribeiro Cid, Giovana Cid, de 14 anos, e Isabela Ribeiro Cid, de 5 anos, ainda segundo dados de vacinação, tomaram a vacina contra a Covid-19 no dia 22 de junho de 2021 e 8 de setembro de 2021 no Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias. Entretanto, as filhas do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro estavam em Brasília nesses dias, segundo a PF.

As duas primeiras doses foram da Pfizer e a terceira da Jansen, aplicada em 19 de novembro de 2021 em Duque de Caxias.

Isabela Ribeiro Cid e Giovana Cid viajaram para Miami, nos Estados Unidos, ao lado da mãe, Gabriela Santiago Cid, em 21 de dezembro de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?