Esplanada tem manifestação pró-Bolsonaro no Dia do Trabalho
O presidente Jair Bolsonaro compareceu no ato rapidamente, caminhando entre os apoiadores, mas não discursou
atualizado
Compartilhar notícia
Manifestantes se reuniram na Esplanada dos Ministérios de Brasília em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), neste domingo (1/5), Dia do Trabalho. O presidente compareceu no ato rapidamente, caminhando entre os apoiadores, mas não discursou. O mote do ato foi a defesa da liberdade, tendo como gancho o caso do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).
Segundo coordenadores do carro de som, Bolsonaro não discursou para evitar questionamentos da Justiça Eleitoral. Durante o ato, os manifestantes também criticaram parte dos membros do Supremo Tribunal Federal (STF), a exemplo do ministro Alexandre de Moraes, e algumas pautas progressistas na corte. “Sim ao STF! Mas esses ministros não”, afirmava uma faixa. Em outra estava escrito: “Sim à Liberdade! Não à ditadura!”.
O ato também foi marcado de protestos contra a esquerda, especialmente contra o ex-presidente Lula (PT). “Criminalização do comunismo”, dizia uma das faixas. O ato contou com representantes cristãos e das forças de segurança.
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF), o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno e o ex-secretário especial da Cultura Mario Frias, compareceram, assim como o Jair Renan, filho de Bolsonaro.
Desde o início da manhã, ambulantes se concentraram entre a Rodoviária do Plano Piloto e os ministérios. Grande parte deles vendia bandeiras do Brasil e também com imagens do presidente Bolsonaro para os participantes da manifestação. Outros negociavam bebidas e comida.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) montou barreiras entre a Rodoviária e Esplanada, restringindo o acesso de veículos. Policiais também fizeram a revista das pessoas que participaram do ato. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) mobilizou um efetivo para acompanhar o ato.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.