metropoles.com

Esplanada recebe grupos artísticos para cerimônia de posse do Lula

Apoiadores do presidente Lula que se preparam para o evento oficial se divertem com grupos de capoeira, samba e bonecos de Olinda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Bandeira
brasil esquenta cultural esplanada
1 de 1 brasil esquenta cultural esplanada - Foto: Gabriel Bandeira

Brasília – Poucas horas antes do início da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º/1), a Esplanada dos Ministérios foi tomada por representações culturais de todo o Brasil. Mesmo com o sol escaldante e as filas gigantescas, o público caminhava lado a lado das atrações.

Veja vídeos:

A bióloga Daniele Barcelos, de 32 anos, aproveitava os últimos segundos do grupo de dança de coco para se juntar à coreografia. “É de uma potência, de uma força estar aqui, vendo tantas manifestações artísticas. É a arte brasileira florescendo mais uma vez”, contou.

Entre as atrações que Daniele curtiu, estava, por exemplo, o bloquinho de rua baiano Filhos e Filhas de Marx. Integrante de um coletivo que reúne blocos de carnaval de todo o Brasil, o grupo acompanhava sósias da ex-presidente Dilma Rousseff e bonecos de Olinda com o rosto de Lula.

“É um momento histórico para todos nós. Estávamos apreensivos com as notícias, mas hoje é dia de alegria e diversão sem fim”, descreveu Cristiano Cabral, um dos organizadores do bloco na Bahia.

O coletivo de mulheres negras Sambadeiras de Roda, de Brasília, vinha logo na frente, intercalando ritmos com o bloquinho de rua.

“A nossa música representa resistência. E o que nós não fizemos nesses últimos quatro anos, se não resistir? A presença da cultura aqui celebra a democracia”, opinou Camila Ferreira, organizadora do movimento brasiliense.

A presença de culturas tradicionais e originárias emocionou a amazonense Eliomara Ramos, 34 anos.

“Durante a pandemia, vi pessoas do meu estado partirem com muita tristeza. O descaso com a minha população foi gigantesca. Mas aqui estou, vendo toda a ancestralidade do nosso povo em forma de arte. Não deixa de ser uma homenagem a quem partiu”, falou Eliomara.

Programação Cultural

A chegada de grupos artísticos de todo o Brasil iniciou o Festival do Futuro, que, por volta das 11h, começou a trazer poetas e bandas brasileiras em dois palcos, chamados de Gal Costa e Elza Soares.

Depois de uma pausa às 13h, a programação retornará às 18h30, com nomes que vão de Pabllo Vittar a BaianaSystem. As apresentações seguirão até segunda-feira (2/1), às 3h.

Sem demonstrar desânimo na fila, as estudantes Ana Clara Braga, 21, Maria Lúcia Ferreira, 20, e Caroline de Oliveira, 19, já cantavam o Funk do Lula, música de Valesca Popozuda. A cantora será uma das atrações culturais do festival e é uma das mais aguardadas pelas amigas, que vieram de Campinas (SP) para acompanhar a cerimônia.

“Os últimos dias nos deixaram preocupadas, mas, vendo a rua assim, a gente fica cheia de um sentimento de proteção, união e companheirismo. Percebemos que não estamos sozinhas nessa”, confessa Maria Lúcia.

“Nosso ônibus partiria às 17h de hoje, imagina? Convencemos a nossa caravana a voltar só amanhã. É pra curtir cada segundo desse momento”, conta Ana.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?