Esplanada amanhece com 272 cruzes em memória às vítimas de Brumadinho
A tragédia de Brumadinho completa 5 anos nesta quinta-feira (25/1). O episódio marcou o país com o rompimento da barragem de rejeitos
atualizado
Compartilhar notícia
A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, amanhecerá com 272 cruzes no gramado em homenagem às vítimas da tragédia da Vale, em Brumadinho (MG). O ato ocorre nesta quinta-feira (25/1), quando o desastre completa 5 anos.
Cada cruz terá o nome de uma das vítimas da tragédia. No total, 270 pessoas morreram, mas as famílias contabilizam 272 vidas perdidas, uma vez que duas mulheres estavam grávidas.
O ato tem como objetivo responsabilizar os responsáveis pela tragédia e demonstrar a necessidade de aprimoramento das políticas voltadas para mineração no Brasil.
A iniciativa é do deputado federal Pedro Aihara (Patriota-MG). O político atuou no resgate das vítimas de Brumadinho e, à época, atuou como porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
“Este é um momento de reflexão e solidariedade. Não podemos esquecer as vidas perdidas em Brumadinho, e devemos continuar lutando para que os responsáveis respondam pelo ocorrido e reforçem a segurança para que tragédias como essa não se repitam no futuro”, afirma Aihara.
O rompimento da barragem da Vale na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, afetou mais de 23 mil pessoas.