metropoles.com

Espírito Santo vacina adolescentes contra meningite até 30 de junho

Quatro pessoas morreram de meningite nos primeiros meses deste ano no Espírito Santo; vacinação visa impedir avanço da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina contra Covid-19
1 de 1 Vacina contra Covid-19 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Espírito Santo — Um sinal de alerta foi ligado no estado do Espírito Santo. Em 2022, a meningite meningocócica já levou quatro pessoas a óbito. Em pouco mais de três meses, foram registrados nove casos da doença.

Para minimizar os impactos causados pela meningite, o estado vai vacinar adolescentes que ainda não foram imunizados. Jovens que possuem de 13 a 19 anos poderão receber a dose até o dia 30 de junho.

A ação é temporária e emergencial para mitigar o número de mortes causadas pela meningite. O foco na vacinação de pessoas dessa faixa etária é necessário, já que os adolescentes são alguns dos responsáveis pela manutenção da transmissão da meningite C.

“É um momento muito importante para podermos imunizar as nossas crianças e adolescentes contra a meningite, que é uma doença grave e que pode levar a óbito, mas que tem na vacina melhor forma de prevenção”, afirmou Danielle Grillo, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis.

Tipos de vacina

A meningo C é aplicada em crianças de até 10 anos de idade, em esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

Já a vacina meningocócica ACWY (conjugada) encontra-se disponível para os adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

Na atual campanha podem se vacinar os adolescentes de 13 a 19 anos nunca vacinados com meningo C ou ACWY. Também pode receber a vacina os adolescentes de 13 a 19 anos vacinados com meningo C ou ACWY quando estavam abaixo de 11 anos de idade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?