Espírito Santo reforça campanha de vacinação contra o sarampo
Com cobertura de vacinação abaixo da meta, estado irá intensificar a campanha para imunizar público-alvo
atualizado
Compartilhar notícia
Espírito Santo – O estado do Espírito Santo irá ampliar as campanhas de imunização contra o sarampo. A primeira etapa de vacinação acontecerá no dia 2 de maio, para os trabalhadores da saúde, e a partir do dia 3, para crianças. Em 30 de abril, ocorre o dia de mobilização para conscientização e vacinação.
O calendário seguirá de acordo com faixas etárias e com profissionais da área da saúde. Até 2 de maio, serão vacinados os trabalhadores da saúde. A partir de 3 de maio, têm vez crianças de 6 meses a 5 anos. A expectativa é de que 365 mil capixabas estejam aptos para serem imunizados.
A campanha acontece logo após o estado registrar em 2022 cinco casos suspeitos de sarampo e nenhum confirmado. Em 2021, foram 41 casos suspeitos da doença.
Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), a cobertura no estado está abaixo da meta ideal. Em 2021, a cobertura da Tríplice Viral foi de 72,62%, sendo que o ideal estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Vacinação Influenza e Covid-19
Além da vacina contra o sarampo, também fará parte do projeto outras campanhas já em curso, como a vacina contra a Covid e a Influenza. Para as crianças, é possível solicitar as doses de sarampo e Influenza. Já para os profissionais da saúde, pode ser oferecido conjuntamente a vacina da Influenza e Covid-19.