Espírito Santo recebe doses da Pfizer pediátrica contra a Covid
ES recebe 13 mil doses da vacina Pfizer pediátrica para imunizar crianças a partir de 6 meses a menores de três anos contra a Covid
atualizado
Compartilhar notícia
Crianças a partir de 6 meses a menores de três anos com comorbidades podem ser imunizadas no Espírito Santo contra a Covid-19. O estado recebeu na sexta-feira (11/11), 13 mil doses da vacina Pfizer pediátrica para dar início à imunização de mais este grupo, que tem uma população estimada de 4.300 crianças.
Ao todo, no Espírito Santo, são 138.702 crianças de seis meses a menores de três anos. As doses foram encaminhadas ainda na sexta-feira às regionais de saúde para distribuição aos municípios.
“Infelizmente as crianças também adoecem pela Covid-19, e com as doses que chegaram hoje (sexta) fazemos um apelo a todas as famílias, que levem seus filhos para receber esta vacina e protege-los. A vacina é eficiente, tem eficácia e evita os casos graves e óbitos”, destacou Tadeu Marino, secretário de Saúde do ES.
Para distinguir das demais doses da Pfizer, a tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O esquema primário será de três doses.
Sobre as comorbidades
Para a identificação das comorbidades e, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, as pessoas que fazem acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) poderão utilizar o cadastro já existente na sua unidade de referência, como comprovante que faz acompanhamento.
Aqueles que não estiverem cadastrados na Atenção Primária deverão apresentar um comprovante que demonstre pertencer a um dos segmentos contemplados, devendo ser utilizadas cópias de laudos, declarações médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, assinado e carimbado.
Esquema primário de 6 meses a menores de 3 anos será de três doses
As crianças de 6 meses e menores de três anos com comorbidades que iniciarem a imunização contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer pediátrica (único imunizante aprovado para esta faixa etária) receberão três doses da vacina para complementação do esquema vacinal primário. Não há indicação para dose de reforço.
As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada com oito semanas após a segunda dose.