metropoles.com

Especialistas têm dúvida sobre cota atual de inundação em Porto Alegre

Após mudança no ponto de medição, pesquisadores da UFRGS entendem que patamar de 3 metros pode não ser válido para o Guaíba em Porto Alegre

atualizado

Compartilhar notícia

Gilvan Rocha/Agencia Brasil/picture alliance
Foto colorida do centro histórico de Porto Alegre alagado - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do centro histórico de Porto Alegre alagado - Metrópoles - Foto: Gilvan Rocha/Agencia Brasil/picture alliance

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-UFRGS) levanta dúvidas sobre a cota de inundação do Guaíba, em Porto Alegre, ser de 3 metros. O motivo é a troca do local de instalação da régua que mede o curso do manancial.

A cota de inundação considerada pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul é de 3 metros. Ela foi estabelecida com base na régua de medição instalada no antigo ponto do Cais Mauá. No dia 2 de maio, o sensor automático parou de funcionar. A régua foi substituída e um novo aparelho foi instalado no dia 4, mas a 2,5 km do dispositivo anterior.

Para os pesquisadores do IPH, conforme nota técnica divulgada, durante a elevação e o pico do Guaíba, a declividade da linha d’água na região pode ter chegado a até 15 cm/km. “Consequentemente, houve diferença de níveis entre esses locais no momento da instalação da nova régua”, diz trecho do documento.

Outra observação dos especialistas do IPH é que esta é uma observação positiva, caso confirmada. Os 3 m observados para cota de inundação no ponto de medição antigo é um valor mais elevado no local da nova régua instalada.

As previsões do IPH para o Guaíba levam em conta atualmente a referência oficial da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) o que, conforme o instituto, não afeta as análises.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?