metropoles.com

Especialista avalia que é “absurdo” o BRT do Rio continuar circulando

Sistema de corredores expressos está colapsado e segue sem fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias ou multas por irregularidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Falta de fiscalização permite “viagem da Covid” e perigo no BRT do Rio
1 de 1 Falta de fiscalização permite “viagem da Covid” e perigo no BRT do Rio - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de Janeiro – O abandono do sistema BRT e a falta de fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias, que não vem sendo aplicada nos veículos articulados, seguem produzindo cenas de desrespeito e uma rotina de exposição dos passageiros ao contágio pela Covid-19.

Especialistas garantem o sistema está colapsado e é uma fonte de contaminação inesgotável. “É um absurdo que o BRT continue circulando do jeito que está, lotado, sem qualquer distanciamento”, avalia a médica e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo.

Mesmo com o novo escalonamento dos horários das atividades econômicas, os ônibus continuam superlotados e com passageiros viajando sem máscaras. As alterações nos horários foi decretada há três dias e estabeleceu que serviços operem das 8h às 17h, a administração pública, das 9h às 19h, e o comércio em geral, das 10h30 às 21h.

Veja vídeo:

Com um ônibus quebrado na pista exclusiva, a Estação Madureira do corredor Transcarioca recebeu mais passageiros que a capacidade e as filas se formaram dentro e fora espaço das plataformas de embarque.

“É um absurdo a gente ser submetido a isso. E ainda tem que entrar num ônibus lotado com várias pessoas sem máscaras”, desabafa Vilma Nascimento, de 56 anos.

O Metrópoles questionou a Prefeitura do Rio e, como em outras ocasiões, não há resposta sobre como é feita a fiscalização sanitária do sistema, multas aplicadas e quando a administração municipal vai assumir a operação do sistema, anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (DEM), que chegou a dizer que “BRT trata os passageiros como gado”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?