Escolas estaduais do Rio devem voltar com aula presencial no dia 1º de março
Alunos que não possuem acesso à internet terão prioridade no retorno. Será realizada análise semanal para avaliar capacidade de lotação
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O retorno das aulas presenciais na rede estadual de educação do Rio de Janeiro foi confirmado para o dia 1º de março, consoante anúncio do secretário da pasta, Comte Bittencourt, na terça-feira (26/1).
Segundo Bittencourt, a volta às salas não será para todos, inicialmente. Terão prioridade os alunos que não possuem acesso à internet. No retorno, a lotação das unidades será definida conforme a bandeira de classificação semanal, o que pode garantir desde a capacidade de 100% de funcionamento até o fechamento da instituição.
Outra mudança é quanto ao horário das aulas, que vai passar a ser das 10h às 15h. De acordo com o secretário de educação, a medida visa evitar aglomerações de alunos e professores nos transportes públicos.
O acompanhamento da situação de cada escola em relação à Covid-19 será semanal, com publicação de um boletim para informar a cor da bandeira referente à classificação de risco. De acordo com o nível em que a instituição se encontra, a lotação do número de alunos vai variar de 100% da capacidade, com a bandeira verde, até a unidade fechada.
As escolas ainda terão parâmetro diferente para as turmas a partir do 3º ano do ensino fundamental, considerando a seguinte classificação:
• Bandeira verde: escolas podem funcionar com 100% da capacidade para o grupo vulnerável (alunos sem acesso à internet).
• Bandeira amarela: turmas até o 2º ano do fundamental podem ter 75% da ocupação; a partir do 3º ano do fundamental, há permissão para apenas metade da lotação.
• Bandeira laranja: séries até o 2º ano do fundamental podem ter metade da capacidade das salas, enquanto as turmas do 3º ano do fundamental em diante devem ter apenas 35% da lotação.
• Bandeiras roxa ou vermelha: escolas fecham e ensino fica somente remoto.