metropoles.com

Escolas estaduais do Rio devem voltar com aula presencial no dia 1º de março

Alunos que não possuem acesso à internet terão prioridade no retorno. Será realizada análise semanal para avaliar capacidade de lotação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Rio de Janeiro – O retorno das aulas presenciais na rede estadual de educação do Rio de Janeiro foi confirmado para o dia 1º de março, consoante anúncio do secretário da pasta, Comte Bittencourt, na terça-feira (26/1).

Segundo Bittencourt, a volta às salas não será para todos, inicialmente. Terão prioridade os alunos que não possuem acesso à internet. No retorno, a lotação das unidades será definida conforme a bandeira de classificação semanal, o que pode garantir desde a capacidade de 100% de funcionamento até o fechamento da instituição.

Outra mudança é quanto ao horário das aulas, que vai passar a ser das 10h às 15h. De acordo com o secretário de educação, a medida visa evitar aglomerações de alunos e professores nos transportes públicos.

O acompanhamento da situação de cada escola em relação à Covid-19 será semanal, com publicação de um boletim para informar a cor da bandeira referente à classificação de risco. De acordo com o nível em que a instituição se encontra, a lotação do número de alunos vai variar de 100% da capacidade, com a bandeira verde, até a unidade fechada.

As escolas ainda terão parâmetro diferente para as turmas a partir do 3º ano do ensino fundamental, considerando a seguinte classificação:

• Bandeira verde: escolas podem funcionar com 100% da capacidade para o grupo vulnerável (alunos sem acesso à internet).
• Bandeira amarela: turmas até o 2º ano do fundamental podem ter 75% da ocupação; a partir do 3º ano do fundamental, há permissão para apenas metade da lotação.
• Bandeira laranja: séries até o 2º ano do fundamental podem ter metade da capacidade das salas, enquanto as turmas do 3º ano do fundamental em diante devem ter apenas 35% da lotação.
• Bandeiras roxa ou vermelha: escolas fecham e ensino fica somente remoto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?