Escola no RS: jovem confessa ataque e diz que se inspirou em Suzano
Em depoimento à Polícia Civil, adolescente afirmou ter planejado o ataque sozinho e que sofria bullying por parte dos colegas
atualizado
Compartilhar notícia
Um adolescente de 17 anos confessou ter atacado o Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas, nesta quarta-feira (21/08/2019). Ex-aluno da escola, ele disse, em depoimento à Polícia Civil, que sofria bullying dos colegas e se inspirou no massacre de Suzano (SP). As informações são do site GaúchaZH.
O jovem afirmou que planejou todo o crime sozinho. Por volta das 13h30min, invadiu a escola armado com uma machadinha e um coquetel molotov. O ataque começou na turma 171, da sétima série. Com um pano escondendo o rosto, vestindo moletom e calça jeans, o menino se agachou rente à porta, pegou um recipiente com combustível de dentro de uma mochila, ateou fogo, abriu a porta e jogou dentro da sala. Assustados, os alunos tentaram sair quebrando a janela. O artefato não explodiu e o adolescente entrou na sala com a machadinha na mão distribuindo golpes.
As vítimas são dois meninos de 14 anos, duas meninas de 12 anos, uma de 13 e outra de 14 anos, além do professor Juliano Mantovani. Todos foram socorridos no Hospital de Charqueadas e já foram liberados. Segundo o chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários, Maurico Naatz, os ferimentos são superficiais, como nas mãos, nas costas e nas pernas. “Eles estão em estado regular, mas bem nervosos pelo fato que aconteceu na escola. Todos estão fora de risco”, destacou, ao chegar ao local.
A Prefeitura de Charqueadas acompanha o caso. Com a repercussão, segundo a assessoria de comunicação do Executivo municipal, muitos pais buscaram os filhos mais cedo nas escolas locais.
MPF
O Ministério Público informou que pedirá a internação provisória do adolescente apreendido. O pedido será feito pela promotora de Justiça da Infância e da Juventude do município, Daniela Fistarol.