Escadão Marielle Franco é pichado com a frase “Viva Borba Gato”
Além do ato de depredação na escadaria, monumento em homenagem a Marighella amanheceu manchado de tinta vermelha
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Escadão Marielle Franco e um monumento em homenagem a Carlos Marighella foram vandalizados na madrugada desta sexta-feira (30/7), em São Paulo. A escadaria, em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, assim como o monumento, que fica nos Jardins, na zona sul, foram manchados de tinta vermelha.
O paredão em homenagem à vereadora assassinada em 2018 teve ainda uma pichação com a frase “Viva Borba Gato“.
Veja os posts que denunciam os atos de depredação:
O escadão Marielle Franco amanheceu dessa forma. Pintado com tinta vermelha, com uma figura fálica em sua boca, e com a frase “Viva Borba Gato”. Esta aí a importância de se debater as homenagens na cidade, porque elas representam os valores que defendemos para a sociedade. + pic.twitter.com/FcK8Mx0wgX
— Luana Alves (@luanapsol) July 30, 2021
URGENTE: Monumento a Carlos Marighella em São Paulo, no local onde ele foi morto com 4 tiros em operação do Dops na ditadura em 1969, amanheceu com tinta vermelha fresca. Polícia investigará? Monumento fica na alameda Casa Branca, no Jardim Paulista, em SP. pic.twitter.com/jCzDZQUkmH
— Thiago Amparo (@thiamparo) July 30, 2021
Os atos ocorreram seis dias após um grupo atear fogo à estátua do bandeirante Borba Gato. O entregador Paulo Lima, que confessou que participou do ato, afirmou que o objetivo foi “abrir o debate”.
“Para aqueles que dizem que a gente precisa ir por meios democráticos, o objetivo do ato foi abrir o debate. Agora, as pessoas decidem se elas querem uma estátua de 13 metros de altura de um genocida e abusador de mulheres”, disse o entregador.
Paulo Lima, que é conhecido como Galo, teve a prisão preventiva decretada Justiça de São Paulo.