ES pretende realizar até 100 mil cirurgias eletivas até o fim do ano
Com a suspensão das cirurgias programadas em decorrência da pandemia, estado vai retomar procedimentos no próximo dia 1° de abril
atualizado
Compartilhar notícia
Espírito Santo- O estado do Espírito Santo pretende realizar 100 mil cirurgias eletivas pelo SUS até o final do ano. O secretário de estado da Saúde, Nésio Fernandes, anunciou em coletiva no último dia 16/3 a intensificação dos procedimentos a partir de 1º de abril.
As cirurgias eletivas, consideradas de não urgência, foram paralisadas desde o começo da pandemia de Covid-19. Agora, na atual situação sanitária do estado, serão retomados as operações suspensas. Fernandes afirmou que a secretaria de Saúde conta com uma fila de regulação para atender as novas demandas.
A expectativa é de que sejam realizadas entre 90 e 100 mil cirurgias, ao longo desses 9 meses. Além das cirurgias, também será realizado um mutirão de atendimento para ampliar a oferta de procedimentos à população, segundo o secretário.
“Estamos preparando um evento com o governador onde ele irá anunciar que, para além da retomada das cirurgias, mais cirurgias serão ofertadas em um mutirão de cirurgias eletivas”, informou.