metropoles.com

ES: hospital leva musicoterapia a pacientes internados em UTI

Projeto acontece todas as terças-feiras em Linhares e é direcionado a pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Musicoterapia em Linhares
1 de 1 Musicoterapia em Linhares - Foto: Divulgação

Com objetivo de efetivar a humanização no cuidado com o paciente, o Hospital Geral de Linhares (HGL), no Espírito Santo, iniciou a técnica de musicoterapia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Trata-se da mistura entre arte e saúde que pode ajudar no tratamento de diversas doenças físicas e mentais, além de aliviar sintomas como dor e ansiedade.

A iniciativa é desenvolvida por um grupo de voluntários do hospital, que leva música e orações aos pacientes internados na UTI, todas as terças-feiras. “A música é um dos aspectos da arte que tem contribuído, decisivamente, no processo terapêutico e educativo dos pacientes”, garante a enfermeira Bernardete Maria Ardisson Colodete, Coordenadora da UTI do Hospital Geral de Linhares (HGL).

O trabalho sempre é feito após a visita dos familiares dos internos. “É neste momento quando os pacientes ficam emocionalmente mais sensíveis ao verem seus familiares irem embora. Então, entretemo-los com a musicoterapia como ferramenta que envolve a humanização” explica a assistente social do Hospital Geral de Linhares (HGL), Valdineia Teixeira Amorin

O diretor-clínico do HGL, o médico Frank Menelli, declarou que usa a música como ferramenta que envolve a humanização, pauta tão discutida e necessária. “Participar desse projeto traduz tudo o que estudo teoricamente, em ações eficazes, na prática. É neste espaço que a música acalenta o coração dos pacientes, que não são apenas um número de leito, são vidas que possuem subjetividade. Resgatar essa subjetividade, fazendo o que amo – cantar – me deixa extremamente feliz”, concluiu.

Benefícios

Entre os benefícios terapêuticos da utilização da música em ambientes hospitalares estão a melhora do humor, da concentração e do raciocínio lógico; aumento da disposição e consequentemente redução da ansiedade, do estresse e da depressão; promoção do alívio de dores de cabeça; aumento da capacidade respiratória; melhora dos distúrbios de comportamento e auxílio em doenças mentais; influência no controle da pressão arterial; ajuda no suporte das dores crônicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?