ES: famílias ganham incentivo para produção de café e pimenta do reino
Mais de 500 famílias, de nove assentamentos, devem ser beneficiadas com melhoria de estruturas e compra de equipamentos
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 500 famílias, que vivem em nove assentamentos do Espírito Santo, receberão incentivo para suas produções de café e pimenta-do-reino. O objetivo é que o manejo seja melhor estruturado e modernizado. Tradicionalmente, esses produtores rurais vendem sua colheita in natura, a preços mais baixos, ou pagam para beneficiar seus grãos.
Porém, a Fundação Renova desenvolve desde o outubro de 2020, em parceria com a Cooperativa de Produção, Comercialização e Beneficiamento dos Assentados (Coopterra), ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), um programa de incentivo que inclui a aquisição de equipamentos, apoio técnico especializado e melhoria da infraestrutura já existente nos assentamentos.
As famílias também recebem o suporte para a plantação de 80 novos hectares de café, fazendo a introdução da variedade do grão conilon melhorado geneticamente nos nove assentamentos contemplados.
Melhora na qualidade
O investimento feito pelo Projeto de Apoio às Cadeias Produtiva do Café, Pimenta-do-Reino em Assentamentos Rurais Capixabas é de de R$ 2,7 milhões e visa melhorar a qualidade, agregar valor e atingir novos mercados para esses produtos, o que resultará em desenvolvimento econômico para a região.
No rastro desse progresso, a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas, o aumento da autoestima, a redução da submissão nas negociações dos produtos. Todos esses benefícios são resultado da ação direcionada a 565 famílias produtoras nas cidades de Conceição da Barra, Aracruz, Fundão e São Mateus.
Gestão própria
Com o aporte financeiro, até o fim do programa, estão previstas a construção de uma unidade de beneficiamento de café e pimenta-do-reino no assentamento Valdício Barbosa dos Santos, em Conceição da Barra, e a instalação de equipamentos de beneficiamento de pimenta-do-reino nos assentamentos Piranema, em Fundão, Zumbi dos Palmares, em São Mateus, e Paulo Vinhas, também em Conceição da Barra.
Os núcleos familiares produtivos estão recebendo assistência técnica especializada nas atividades agrícolas e apoio para a realização da comercialização dos produtos por meio de suas cooperativas. Essa gestão profissionalizada do negócio pelas próprias famílias é outro objetivo planejado. Para isso, atividades de formação e capacitação estão sendo oferecidas.
Etapas diversas
A previsão é que este programa de cooperação entre Fundação Renova e Coopterra siga até outubro deste ano. Atualmente, cada assentamento se encontra numa fase de implantação.