metropoles.com

ES: famílias ganham incentivo para produção de café e pimenta do reino

Mais de 500 famílias, de nove assentamentos, devem ser beneficiadas com melhoria de estruturas e compra de equipamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jovander/Fundação Renova
espirito santo incentivo cafe
1 de 1 espirito santo incentivo cafe - Foto: Jovander/Fundação Renova

Mais de 500 famílias, que vivem em nove assentamentos do Espírito Santo, receberão incentivo para suas produções de café e pimenta-do-reino. O objetivo é que o manejo seja melhor estruturado e modernizado. Tradicionalmente, esses produtores rurais vendem sua colheita in natura, a preços mais baixos, ou pagam para beneficiar seus grãos.

Porém, a Fundação Renova desenvolve desde o outubro de 2020, em parceria com a Cooperativa de Produção, Comercialização e Beneficiamento dos Assentados (Coopterra), ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), um programa de incentivo que inclui a aquisição de equipamentos, apoio técnico especializado e melhoria da infraestrutura já existente nos assentamentos.

As famílias também recebem o suporte para a plantação de 80 novos hectares de café, fazendo a introdução da variedade do grão conilon melhorado geneticamente nos nove assentamentos contemplados.

Melhora na qualidade

O investimento feito pelo Projeto de Apoio às Cadeias Produtiva do Café, Pimenta-do-Reino em Assentamentos Rurais Capixabas é de de R$ 2,7 milhões e visa melhorar a qualidade, agregar valor e atingir novos mercados para esses produtos, o que resultará em desenvolvimento econômico para a região.

No rastro desse progresso, a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas, o aumento da autoestima, a redução da submissão nas negociações dos produtos. Todos esses benefícios são resultado da ação direcionada a 565 famílias produtoras nas cidades de Conceição da Barra, Aracruz, Fundão e São Mateus.

Gestão própria

Com o aporte financeiro, até o fim do programa, estão previstas a construção de uma unidade de beneficiamento de café e pimenta-do-reino no assentamento Valdício Barbosa dos Santos, em Conceição da Barra, e a instalação de equipamentos de beneficiamento de pimenta-do-reino nos assentamentos Piranema, em Fundão, Zumbi dos Palmares, em São Mateus, e Paulo Vinhas, também em Conceição da Barra.

Os núcleos familiares produtivos estão recebendo assistência técnica especializada nas atividades agrícolas e apoio para a realização da comercialização dos produtos por meio de suas cooperativas. Essa gestão profissionalizada do negócio pelas próprias famílias é outro objetivo planejado. Para isso, atividades de formação e capacitação estão sendo oferecidas.

Etapas diversas

A previsão é que este programa de cooperação entre Fundação Renova e Coopterra siga até outubro deste ano. Atualmente, cada assentamento se encontra numa fase de implantação.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?