Equipes revisam estimativa de desaparecidos em deslizamento no Paraná
Novo cálculo estima menos de 30 desaparecidos em deslizamento na rodovia de Guaratuba (PR). Toneladas de terra são removidas
atualizado
Compartilhar notícia
No terceiro dia de resgate no grave deslizamento de terra que ocorreu na rodovia BR-376 em Guaratuba, no Paraná, 7 mil metros cúbicos de terra foram removidos da pista.
Com o início da limpeza nesta quinta-feira (1º/12), foi possível fazer uma nova estimativa do número de desaparecidos, que caiu para menos de 30. Na quarta, o Corpo de Bombeiros havia estimado entre 30 e 50.
Segundo nota oficial do Governo do Estado do Paraná, a retirada da terra permitiu melhor visualização dos veículos. Ainda não há um número exato de quantos carros e carretas foram levados pela lama.
Veja o vídeo:
O deslizamento aconteceu na noite de segunda-feira (28/11). Os veículos estavam parados em fila, quando uma grande quantidade de vegetação e lama caiu sobre as quatro pistas, arremessando os veículos em uma ribanceira. Dois corpos foram encontrados e seis pessoas foram resgatadas com vida.
Cães farejadores
O avanço na busca pelos desaparecidos foi possível com a redução das chuvas na região, que não estavam dando trégua. Maquinário pesado de guincho e caminhões auxiliam na retirada da terra.
Também está sendo feita a drenagem dos pontos de alagamento para diminuir o risco de novos desmoronamentos, ainda segundo nota do governo do Paraná. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão andando sobre a lama com o auxílio de cães farejadores.
“Esta missão é extremamente sensível e demorada, frente ao constante risco a que todas as equipes estão expostas”, informou trecho da nota oficial.
Lista de desaparecidos
Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas.
Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones do Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082. A lista com os nomes dos desaparecidos não está sendo divulgada.