Equipe de Vitória vai representar o Brasil em campeonato escolar da F1
Depois de ganhar competição nacional de robótica, Pocadores Racing Team vai para a Inglaterra em julho
atualizado
Compartilhar notícia
Um time de Vitória, no Espírito Santo, vai representar o Brasil em uma competição de Fórmula 1, em Silverstone, na Inglaterra. A equipe Pocadores Racing Team venceu o torneio nacional de robótica organizado pelo Sesi e pela F1. Isso depois de ficarem com o terceiro lugar em 2021 e a segunda colocação em 2020.
A F1 in Schools é um programa educacional da própria Fórmula 1 que usa a metodologia STEAM entre jovens de 12 a 19 anos no aprendizado. O objetivo é criar uma escuderia da categoria. Assim, não é só fazer um carro rápido (não um em tamanho normal, mas daqueles pequenos, mas que funcionem de verdade), mas formar uma empresa. Assim, os times contam com pessoas em gestão, engenharia, gestão financeira, design gráfico, marketing e mídias sociais.
O pessoal dos Pocadores também foi três vezes campeão estadual.
“Os meninos trabalham demais, eles são os protagonistas do torneio. Tem que ter muita responsabilidade e dedicação e eles aprendem coisas que para a idade deles é muito acima do nível”, afirmou o técnico da equipe, o professor de robótica Bruno Silveira de Castro, em entrevista ao site Folha Vitória.
Eles garantem que levam para onde vão as raízes do Espírito Santo. Mesmo porque o nome do projeto vem de uma gíria do estado: pocar. A palavra é uma corruptela de espocar, que significa estourar, arrebentar.